terça-feira

Como fazer para proteger o seu carro nesse verão

Todo verão ‘seria’ a mesma coisa: listar algumas tarefinhas básicas para deixar o carro em condições melhores para enfrentar o verão, mas, cada verão, pelo visto, sempre promete surpresas e seu carro pode se ressentir, não só no estado geral, mas, sobretudo em seu valor que pode ficar bem comprometido.

Então vejamos:

Deve encerar o seu carro, pois embora muitos achem que a cera automotiva só tem como função dar mais brilho, deve saber que vai além do uso estético sua utilização. Ao ser encerada, a pintura recebe um verniz protetor que impede o acúmulo de resíduos em sua superfície.

Se considerarmos, por exemplo, a possibilidade de deixar o carro parado na praia e exposto à maresia, não é difícil entender porque a cera é um importante aliado.

Veja também: Como fazer para dirigir com segurança em suas viagens neste verão

O sistema de arrefecimento também merece atenção. Com as altas temperaturas é comum observar carros parados por falta de manutenção neste sistema. Assim, troque periodicamente a água e o aditivo do radiador. O ideal é que esta troca seja feita a cada 10 mil quilômetros;

O mesmo cuidando deve observar com o uso do ar condicionado, já que é mais intenso no verão, convém reforçar a limpeza ou troca do filtro, além de dar atenção à limpeza do condensador. Ao ligar o carro, deixe os vidros abertos e transite alguns minutos com o ar ligado nessa condição, para que o ar aquecido seja expulso mais rapidamente, evitando a sobrecarga do sistema de refrigeração de ar.

Uma ideia importante se refere à instalação de películas protetoras em todos os vidros. Elas não só aumentam a segurança, já que reduzem a visibilidade do interior e inibem a ação de criminosos, como também protegem contra os raios ultravioletas solares. Isso além de poupar o ar condicionado e proteger o estofamento.

Atenção ao calibrar os pneus em dias com o asfalto muito quente porque o calor aumenta e altera o valor da calibragem. Prefira calibrar os pneus a noite ou pela manhã bem cedo.

Se for viajar para praias procure não estacionar próximo da areia porque a maresia é altamente corrosiva e pode danificar a lataria. Procure deixar à sombra e arejado quando possível, mas, na dúvida tenha sempre uma capa protetora para cobrir o carro.

Sempre que voltar de qualquer viagem peça uma lavagem completa para retirar todos os resíduos.

É isso! Carro em bom estado – preservado – no verão e durante todo o ano.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.