quinta-feira

Como fazer para facilitar a rotina de afazeres em casa com dicas fáceis e rápidas


Já publicamos aqui algumas dicas, até mesmo algo deste artigo de forma mais simplificada, de como facilitar os ditos “afazeres domésticos”, mas, pelo visto, diante da dinâmica da casa e dos processos e desafios que vivenciamos diariamente, uma nova – e boa – dica é sempre bem vinda, não é verdade?

É o que vai conferir abaixo:

  
- Armários sequinhos e limpos 

É uma formula simples que pode ser feita por você mesma e que vai dar conta da umidade/mofo, que possa afetar os seus armários e até alimentos guardados por lá.

Vejamos: em um recipiente, misture 1 xícara de gesso em pó, ½ xícara de água e 1 colher (sopa) da essência de sua preferência. Misture os ingredientes, coloque a mistura em forminhas de acetato (aquelas de fazer bombons) e desinforme quando estiver bem seca. 

Guarde-as em um recipiente fechado e vá usando no armário, em uma ‘vasilha’ aberta, tipo um pequeno recipiente de plástico. Vá substituindo aquelas que forem ficando úmidas ou, no máximo, a cada 90 dias.

  - Varrendo com mais facilidade e rapidez

Claro que as vassouras convencionais, sobretudo, as de ‘piaçava’, são peças importantes na limpeza, na varrição. Entretanto, para as partes internas, sobretudo em pisos de madeira, a “vassoura de pelos” – também conhecida como ‘escovão’ – é bem mais adequada.

Limpa com mais eficiência. Retira a poeira com mais precisão e até com menos esforço, facilita varrer sob os móveis e não levanta a poeira ‘já varrida’.
Logo, o ideal é que tenha a de ‘piaçava’ para áreas externas e a ‘de pelos’ para o interior da casa.

Confira também:
Como fazer para organizar sua casa. Veja algumas dicas
Como fazer para organizar faxina e arrumação da casa
Como fazer para deixar suas toalhas sempre macias com dicas simples
Como fazer limpeza e manutenção de ferragens dos móveis
  - Tirando a poeira dos móveis

É uma tarefa que leva poucos minutos e deixa os móveis e o ambiente com uma cara de limpeza visível. 

Use um retalho de flanela e passe ligeiramente nas partes mais expostas de todos os móveis e outros objetos da casa, tipo braços e encostos de cadeiras e sofás/poltronas caso sejam revestidos de material plástico (curvin, napa, etc.), onde a poeira fica mais visível.

É um serviço fácil e rápido com um resultado que compensa.

  - Computador limpo e ágil

Inicialmente você deve usar uma escova de cerdas macias, mas firmes, para retirar a poeira das “junções” das partes que compõem o mouse. Com o teclado, você deve virá-lo de “cabeça para baixo”, ou de “ponta cabeça” e passe a escova por toda sua extensão, retirando a poeira e outros detritos que vão se acumulando entre e sob as teclas, e que com o acumulo podem até mesmo emperrá-las.

Para uma limpeza na parte externa, tanto do mouse, do teclado, como do CPU, use um pano úmido de leve com vinagre branco, para tirar gorduras e outros ‘sujos’, e seque tudo com outro pano seco e macio, tipo uma flanela, para não ‘riscar’.

Obs. Faça um teste antes em uma pequena área não visível.

  - Casa mais cheirosa

Essa é para ser usada em um abajur com lâmpada amarela.

Com o aparelho desligado, pulverize sua essência preferida na lâmpada, e assim que for ligado ele vai exalar o aroma pelo ambiente.

Mas, atenção! Faça um teste gradual, colocando aos poucos, mesmo, da essência que preferir, para que depois não chegue a gerar um cheiro muito forte e que possa se tornar desagradável.

Como pode ver, são dicas simples, e fáceis, e que vão facilitar, e muito, para deixar a sua casa sempre no ponto.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.