sábado

Como fazer para limpar peças de artesanato e bijuterias feitas em osso e/ou latão

Embora não seja lá tão comum esse tipo de artesanato ou trabalho de bijuterias e outros com a utilização de osso por aqui, não é raro se encontrar em lojas e bazares estas belas peças provenientes de outros países, logo, saber como dar um trato e limpar, sobretudo se comprados usados em bazares, por exemplo, é uma boa idéia.

Veja uma fórmula simples que pode ser feita por você mesmo.

Parte de osso

Faça um mistura em partes – a quantidade vai depender do tamanho da peça a ser limpa, se medidas em colheres ou não – e usando um pano macio, molhe na mistura e vá esfregando, com a força necessária, atentando para todas as áreas manchadas.

Se for preciso repita o processo 2 ou 3 vezes e ao notar o retorno da cor original do osso – cor de marfim, ou amarelo bem claro – limpe com um pano molhado com água limpa e seque com um pano seco.

Veja tambémComo fazer para limpar e preparar ossos para artesanato e bricolagem

Parte de latão

Se a sua peça tem partes de latão, como na imagem, veja como fazer para dar um trato, também no metal.

Se a peça for pequena deve usar medidas tipo colheres. Use três partes – colheres – de sal e de farinha de trigo. Vá acrescentando gradualmente o vinagre branco até formar uma pasta.

Limpe a peça e com cuidado passe a pasta sobre a peça esfregando em movimentos circulares e suaves. Deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos e em seguida, com um pano molhado com água morna vá retirando a mistura.

Daí é só dar um polimento com um pano seco e ver o brilho voltar.

Observação importante.

Antes de começar você deve usar fita adesiva e isolar a parte metálica de latão daquela de osso, de maneira que ao efetuar a limpeza a mistura não afete ou atinja a outra parte.

Aliás, o ideal é que faça o mesmo para a limpeza da parte de osso, pois assim vai garantir a integridade de cada uma.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.