
Mesmo quando não deteriora, quebra e se solta, de vez, a questão estético-visual com o cabo gasto, roto, vai relegando-a para escanteio.
Veja também:
- Como fazer para lavar, e cuidar, corretamente de suas facas
- Como fazer um belo cabo de madeira para facas
Logo, cuidar melhor dos cabos das facas observando algumas regrinhas básicas, e simples, pode trazer-lhes uma vida útil bem mais longa.
Veja a seguir algumas dicas:
- Lave a faca imediatamente após cada uso. O tempo em que ela permanece suja, sobretudo o cabo, leva a uma absorção dos resíduos grudados que, no médio prazo, vão comprometendo a qualidade e firmeza da madeira.
- Lave sua faca manualmente, ou seja, evite as ‘máquinas de lavar’ que a mantém submersa por um tempo prolongado, submetida seu cabo a uma pressão desnecessária – encharcando-o – o que compromete a estrutura da madeira.
- Não deixe a faca de molho. É comum as facas ficarem de molho na pia junto com outros talheres e utensílios. Como falamos acima, elas devem se lavadas separadas e o mais próximo possível após o seu uso.
- Lubrifique periodicamente o cabo da faca. Certifique-se se a madeira está limpa e seca e unte – usando toalha de papel – com óleo, de canola, por exemplo, que substitui muito bem produtos próprios para isso, ou mesmo outro óleo à mão.
- Guarde sua faca em um local fresco e seco, para que fique eliminada a possibilidade de umidade que pode gerar os danos previsíveis bem como o velho mofo.
Observando estas dicas simples terá suas facas, em bom estado, por muito tempo.
Com informações e eHow
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações
*
Follow @como_fazer

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante.
Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.