terça-feira

Como fazer para conservar os cabos de madeira das facas

Uma situação, relativamente, comum é o descarte de facas em função da deterioração do seu cabo de madeira. Descarte, mesmo, já que ela fica sem qualquer serventia em função da impossibilidade de uso.

Mesmo quando não deteriora, quebra e se solta, de vez, a questão estético-visual com o cabo gasto, roto, vai relegando-a para escanteio.
Veja também: 
- Como fazer para lavar, e cuidar, corretamente de suas facas 
- Como fazer um belo cabo de madeira para facas
Logo, cuidar melhor dos cabos das facas observando algumas regrinhas básicas, e simples, pode trazer-lhes uma vida útil bem mais longa.

Veja a seguir algumas dicas:
- Lave a faca imediatamente após cada uso. O tempo em que ela permanece suja, sobretudo o cabo, leva a uma absorção dos resíduos grudados que, no médio prazo, vão comprometendo a qualidade e firmeza da madeira. 
- Lave sua faca manualmente, ou seja, evite as ‘máquinas de lavar’ que a mantém submersa por um tempo prolongado, submetida seu cabo a uma pressão desnecessária – encharcando-o – o que compromete a estrutura da madeira. 
- Não deixe a faca de molho. É comum as facas ficarem de molho na pia junto com outros talheres e utensílios. Como falamos acima, elas devem se lavadas separadas e o mais próximo possível após o seu uso. 
- Lubrifique periodicamente o cabo da faca. Certifique-se se a madeira está limpa e seca e unte – usando toalha de papel – com óleo, de canola, por exemplo, que substitui muito bem produtos próprios para isso, ou mesmo outro óleo à mão. 
- Guarde sua faca em um local fresco e seco, para que fique eliminada a possibilidade de umidade que pode gerar os danos previsíveis bem como o velho mofo.
Observando estas dicas simples terá suas facas, em bom estado, por muito tempo.

Com informações e eHow

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.