segunda-feira

Como fazer para colar e reparar adequadamente móveis de madeira

A cola é uma forma mais segura, durável, de reparar objetos e móveis de madeira, o que garante, também, a aparência original, o que pregos e parafusos nem sempre permitem.

Em meio ao grande universo de colas para madeira, se não tem uma em casa, explique para o vendedor o que pretende fazer com ela, que vai comprar a cola mais adequada.

O primeiro passo é preparar o local.

Se for refazer uma colagem, o primeiro passo é retirar criteriosamente quaisquer vestígios da cola anterior.

A depender do local, utilize uma espátula estreita ou mesmo uma chave de fenda.
O importante é eliminar toda ela – tem uma superfície brilhante o que facilita a localização – mas tomando cuidado para não danificar a madeira.

Em seguida lixe as duas partes a serem coladas com uma lixa bem fina (000).
Leia também: 
- Como fazer reparos ou pequenos consertos em móveis de madeira 
- Como fazer para conhecer e escolher cola adequada para seu trabalho 
- Como fazer para conservar os seus móveis e mantê-los firmes e bonitos
A depender do local e da peça a ser colada vai precisar de um “sargento” para a fixação adequada final, ou mesmo um peso considerável para garantir a secagem.

Se alguma parte das peças está faltando, se soltou um pedaço, ele deve ser reposto ou se falta, o local deve ser reconstituído com algo plástico, tipo massa epóxi – veja aqui – ou massa de vidraceiro, sobretudo se for ficar oculta, pois a cola não serve como recheio depois de seca.

Utilizando um pincel, passe a cola e espalhe por toda a superfície a ser colada.

Feito isso, e unidas às partes, coloque o sargento, mas antes proteja a madeira com um pedacinho de tabua fina para que o sargento não manche ou danifique a superfície e/ou revestimento da peça, se for o caso.

O excesso de cola que sair pelas bordas depois do aperto, ou do peso, é sinal que a quantidade de cola foi adequada. Caso contrário, refaça o processo e aumente a quantidade de cola.

Retire o excesso de cola que saiu com um pano limpo, se necessário úmido, e é só esperar o tempo de secagem final indicado na embalagem.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.