segunda-feira

Como fazer para usar o sal como produto de limpeza polivalente


O sal é um velho conhecido, também, pintado como o vilão em situações de saúde – em função dos excessos, é claro – mas, o que é pouco divulgado são suas funções como sal agente de limpeza bem polivalente, um verdadeiro aliado dos serviços na casa.

É um agente na limpeza que vai das roupas, passando por higiene e limpeza na cozinha e na casa como um todo e até como inseticida. Pode?

Nos cuidados com a roupa

Para usar na lavagem das roupas use uma colher de sopa de sal a cada tampinha do sabão de sua preferência. É um recuso seguro que pode ser utilizado para qualquer roupas/tecido. Dá para observar que quando usado garante bem melhor as cores dos tecidos.

Outro ponto onde atua muito bem é na retirada de manchas escuras, com as de vinho, de tecidos. Para isso, assim que a peça de roupa for manchada, aplique uma boa quantidade de sal na área atingida, deixe agir por alguns minutos, enxágue e depois lave a peça normalmente.

Além de suas funções na lavagem das roupas, ele também atua em outras situações como um bom “tira manchas”.
– na remoção de manchas sobre móveis de madeira, como o de copos, por exemplo. Aplique no local uma camada da mistura “óleo + sal”, esfregue com suavidade, deixe agir por uma hora e retire com um pano seco.
– na hora de evitar que o ferro de passar grude na roupa. Basta colocar sal na parte do ferro que entra em contato com o tecido.
 – para limpar ferrugens em geral, como quando o botijão de gás deixa marcas no chão: “é só misturar com um pouquinho de água morna e esfregar com um pano ou uma esponja que a mancha sai muito mais fácil”.
– para evitar proliferação de formigas, assim como sua entrada em casa. É só espalhar punhados de sal onde elas tendem a se concentrar ou em locais como as bordas das janelas e a soleira da porta.
Com informações de ZAP em Casa

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.