sábado

Como fazer para lavar/higienizar a caixa d’água

Como grande parte das caixas d’água costuma ‘viver escondida’ lá no teto das casas é normal elas permanecerem por lá por longo tempo sem serem lembradas, inclusive em uma necessidade básica ‘sua’: a limpeza, a higienização, não é verdade?

Entretanto, é recomendável que elas sejam ‘visitadas’ a algo em torno de 6 (seis) meses.
Veja também:

Então vejamos um passo a passo que vai facilitar as coisas e manter a sua caixa d’água em dia, como manda o ‘figurino’.

 - Feche o registro da caixa d'água um dia antes; use a água normalmente, checando o nível do reservatório; deixe sobrar uma altura de 15 cm de água lá dentro.

  - Bloqueie a saída da caixa com bucha; a limpeza das paredes deve ser feita com a água do reservatório e esponja de náilon, sem sabão ou outros produtos; retire a água suja com baldes.

  - Libere a saída de água e abra o registro até que a caixa fique cheia; acrescente um litro de água sanitária ou um copo de hipoclorito de sódio; feche o registro novamente e deixe a água em repouso por duas horas.

  - Para desinfetar a tubulação, abra as torneiras, acione as descargas e espere a caixa esvaziar; essa água não deve ser consumida; volte a abrir o registro e espere a caixa encher.

Aproveite e cheque a situação estrutural e externa do reservatório para ver se está tudo bem, “tudo nos conformes”, sobretudo, sem qualquer tipo de vazamento ou abertura para receber poeira ou detritos.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.