segunda-feira

Como fazer para criar um cantinho verde dentro de casa

A ideia de um cantinho verde vai muito além da questão estética, passando pela ambiental em termos conceituais e a saúde, já que contribui para melhorar a qualidade do ar no ambiente.
Entretanto nem todos têm um espaço onde passamos dar vazão a esta vontade, daí a necessidade de criar um cantinho mínimo que nos mantenha ligados na natureza, enquanto curtimos tudo o que ela nos oferece.
Dentre as várias opções que teríamos, esta na primeira imagem parece ser a mais adequada, pois ocupa um lugar de pouco uso ao mesmo tempo em que recebe o sol/luz necessário para se desenvolverem e permanecerem bonitas.
Os vasos podem ser colocados diretamente sobre o piso em pratinhos adequados, sobre suportes de metal próprios que os deixaria mais altos ou até mesmo sobre uma mesinha ou móvel baixo, o que aumentaria o seu acesso à claridade vindo da janela ao mesmo tempo em que facilitaria a limpeza do local.
Algumas plantas que se dão bem dentro de casa: Cróton, Palmeira-leque, Samambaia, Suculentas, Iuca, Marantas, Antúrio, Orquídea, as duas últimas com flores.
Claro que temos, também, a opção de cactos e violetas – em vasos menores – que podem ser distribuídos por outras áreas no ambiente.

Algumas dicas adicionais.

 “ - A quantidade de regas varia de acordo com a espécie, a época do ano e o local de cultivo. Uma boa maneira de descobrir a periodicidade ideal é afundar um pouco o dedo na terra. Se ainda estiver úmida, espere mais uns dias. Caso esteja seca, é sinal de que chegou a hora de regar. E lembre-se de que a água deve ser colocada sempre na terra, não sobre as folhas.

 - Para obter um solo bem drenado e bom para o cultivo de grande parte das espécies, misture duas partes de areia para uma parte de terra. E evite deixar a terra encharcada, porque a umidade excessiva pode apodrecer as raízes.

 - Para proporcionar um crescimento por igual, vire o vaso de tempos em tempos. Também é importante não mudar os vasos de lugar. Se for realmente preciso, faça isso de forma lenta e gradual, para que a espécie consiga se adaptar novamente. Uma mudança repentina pode ocasionar uma queda drástica de folhas.

 - Crie o hábito de passar um pano úmido nas folhas para retirar o pó e deixá-las mais bonitas. Ao descartar uma folha ou um galho seco, passe um pouco de canela em pó no local do corte. O ingrediente é um cicatrizante natural e impede a entrada de fungos e doenças. (em casasejardins

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.