quarta-feira

Como fazer para evitar e/ou acabar com as infiltrações em casa

Não chega a ser uma situação rara. O problema é que aquelas manchas escuras de mofo e, dependendo do caso, esverdeadas, que surgem nas paredes além do efeito estético nada agradável, temos a criação de um ambiente insalubre com a presença do mofo – esporos – no ar.

Situação esta que pode afetar a sensibilidade do pulmão e aparelho respiratório, sobretudo se for em ambientes muito frequentados ou quarto de dormir.

Manter a casa sempre arejada e garantir a entrada do sol nos cômodos os mantém mais saudáveis.

  “Elas são formadas pelos fungos do mofo em função da elevada umidade no local. Isso ocorre em função da infiltração de água na parede, água esta que pode vir da chuva, do solo, do imóvel vizinho ou de algum vazamento na tubulação de água.

Outra situação é quando a parede começa a “pipocar” em bolhas e descascar, também, em função da infiltração.

A primeira medida é descobrir de onde a água está vindo para saber qual é a melhor solução. Se no teto, forro ou na parte superior da parede ela pode estar sendo provocada por alguma goteira – telha quebrada – ou problema com a encanação da caixa d’água, por exemplo.

Nos demais casos: piso ou na parte baixa da parede, se não for algum cano de água com vazamento ou do próprio solo, mesmo, a solução é impermeabilizar a parede – com produtos próprios encontrados em casas de material de construção e, se no piso, terá que ser quebrado e impermeabilizado com os tais produtos.

Agora, se algumas destas situações se originaram na casa do vizinho, a saída é conversar com ele para que faça os devidos reparos e impermeabilizações.

A reforma e pintura das paredes só devem ser feitas depois de descoberta a origem da umidade e sanado o problema.

Uma situação que não é incomum é se comprar ou alugar um imóvel e as manchas começarem a aparecer, o que comprova que o problema foi maquiado pelo proprietário para não desvalorizar o imóvel.” (Em mdemulher)

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.