terça-feira

Como fazer para montar um sofá modulado com facilidade

Este “sofá modulado” é um trabalho relativamente simples, e que compensa bem em função de seu efeito final que é surpreendente, tanto em aparência como em funcionalidade. Como pode ver nas imagens o resultado é muito bom.

O cuidado com os detalhes e acabamento final podem ter tudo a ver com o resultado do seu trabalho, já que o projeto é bem simples. Coisas tipo lixamento criterioso e pintura – verniz ou tinta – caprichada.

Então vejamos.

Vai precisar de duas tábuas de compensado, idênticas, com 60 cm por 60 cm, e duas ‘peças’ que pode ‘tirar de duas ‘tiras’ de 25 a 30 cm por 80 cm.

Observe que vai ter que fazer um arredondamento no que será a parte superior do encosto e modelar as bases, como vê na imagem, observando um corte/declive de xxx cm.

As dimensões podem ser alteradas a seu gosto, pois estas seguem dimensões padrões, tanto das estruturas de madeira como das almofadas.

Mas detalhes e montagem você confere no texto a seguir.

Terminada montagem desta parte em madeira, é só providenciar duas almofadas de espuma ‘rija’ com dimensões em torno de 55 cm x 55 cm – com algo em torno de 10 cm de espessura – para assento e encosto, é você tem uma nova e prática poltrona.

Montagem:

- Marque a posição dos encaixes nos dois lados do encosto (A), de acordo com as medidas indicadas (veja diagrama de montagem da armação A e B). Risque a linha de corte com a lâmina e serre até atingir a base. Com o formão, remova a sobra de madeira entre os dois cortes. Faça isso primeiro num dos lados, até a metade da espessura da madeira; depois vire a peça para terminar de cortar do lado oposto. Lixe todas as bordas do encaixe com lixa média e fina.

- Para marcar os cantos arredondados do encosto, risque com lápis em redor de uma lata com diâmetro adequado, ou use um compasso regulado para 50 mm. Corte a borda com serra tico-tico.

- Corte agora as duas peças de apoio (C). Marque 133 mm a partir do canto posterior. Dessa marca, com ajuda de um transferidor, trace uma linha correspondente a 68° em direção ao topo. Risque as demais dimensões de acordo com as indicações do diagrama B. Repasse a lâmina sobre os riscos, como indicado anteriormente, e recorte as sobras. Lixe as bordas com lixa média e fina.

- Faça dois furos passantes acima dos encaixes do encosto (A), conforme indicação no diagrama A. Faça mais seis furos passantes no assento (B), na posição indicada no diagrama B. Passe então o escareador – instrumento que serve para ‘acertar’ o furo feito pela broca – em todos os furos para que possam receber parafusos Numero 8.

- Antes da montagem final, lixe bem as superfícies da madeira com lixa fina. Verifique se o assento (A) encaixa perfeitamente nos apoios (C). Se o entalhe estiver muito apertado, alargue o suficiente para obter um encaixe justo. Para isso, use uma lima fina chata.

- Através dos furos abertos no encosto (A), faça furos de guia de 2 mm nos apoios (C). Passe cola branca para madeira no interior dos encaixes do encosto e dos apoios. Coloque as peças em posição (veja diagrama de montagem) e aparafuse no lugar. Remova o excesso de cola com um pano.

- Coloque o assento sobre os apoios, marcando com a sovela, através dos furos já abertos, o lugar onde os parafusos vão penetrar. Remova o assento e faça furos de guia de 2 mm nas marcas do apoio. Passe uma camada de cola na borda superior de cada apoio, coloque o assento no lugar e aparafuse. Para mantê-lo na posição e evitar que a madeira rache ao apertar os parafusos, firme o assento com sargentos.
Limpe o excesso de cola com pano úmido.

O passo a passo é detalhado e prevê a confecção e montagem fáceis.

Com informações de marcenaria

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.