quinta-feira

Como fazer para manter a casa afastada dos ácaros e seus problemas

Os ácaros fazem parte daquela ‘fauna’ praticamente invisível que faz parte do nosso cotidiano em casa, o que nem sempre é lá uma boa coisa, ou seja, geralmente trazem problemas variados tanto para a saúde como para objetos e coisas diversas.

Estes, os ácaros, vivem na poeira acumulada e costumam trazer ‘coisas’ tipo dermatites, rinites e crises asmáticas.

Em que pese a sua ‘pequenez’ e aparente fragilidade, são praticamente indestrutíveis, logo o que nos resta é manter o controle, reduzi-los e assim minimizar as suas chances de trazer problemas.

Segundo pesquisa realizada em 2003 por biólogos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), além do colchão e do travesseiro, sofás, tapetes, despensas e cortinas são outros locais que agradam bastante esses aracnídeos.
Veja também: 
 - Como fazer para acabar com as traças em seus armários 
 - Como fazer para eliminar os cupins com receitas caseiras 
 - Como fazer uma geral em seus colchões e sumir com os ácaros 
 - Como fazer para espantar as traças e como conservar melhor os seus livros
Logo, os quartos são o seu habitat preferido. As camas e travesseiros, notadamente estes últimos, já que se alimentam de matéria orgânica – pele descamada – e se não cuidar de higiene adequada ou troca frequente de lençóis e fronhas, tornam-se um prato cheio para a sua sobrevivência e proliferação.

Veja na relação abaixo como combatê-los de forma mais efetiva:

1. Para que os ácaros não se proliferem, a estratégia é se livrar de possíveis lugares de alojamento. Na prática, isso significa evitar cortinas feitas com tecidos pesados, almofadões, carpetes, tapetes felpudos e tudo aquilo que possa acumular e esconder poeira.

2. Para tornar o ambiente hostil a esses animaizinhos, sol, ventilação e limpeza são as armas mais eficazes. Desta forma, mantenha os cômodos arejados, tenha superfícies fáceis de limpar e abra sempre as janelas e cortinas.

3. Na limpeza rotineira, prefira retirar a poeira com o aspirador de pó e com pano úmido. A utilização de aspiradores de pó com filtros Hepa (High Efficiency Particulate Air), que retêm partículas causadoras de alergia, também ajuda no combate.

4. Tenha cortinas fáceis de lavar. O mesmo vale para capas de almofadas e de sofás.

5. Utilize capas protetoras em travesseiros, colchões e edredons. Essas peças são feitas de tecidos com tramas bem fechadas, que funcionam como uma barreira física para os ácaros.

6. Travesseiros têm prazo de validade. Troque-os pelo menos a cada dois anos.

7. Para pessoas que já sofrem com alergias respiratórias, o mais prudente é evitar travesseiros de plumas, que são mais suscetíveis a acumular ácaros e fungos. Opte por produtos de látex ou espuma.

8. Troque a roupa de cama pelo menos uma vez por semana e vire o colchão a cada 15 dias. E sempre que possível, o exponha ao sol.

9. Para os alérgicos, vale investir em soluções acaricidas (sprays que dificultam a proliferação dos ácaros), esterilizadores de ar e em aparelhos desumidificadores (sobretudo em ambientes com pouca luz).

10. Ainda para os alérgicos, recomenda-se optar por uma decoração mais clean, sem objetos e ornamentos em excesso que possam acumular e esconder poeira.

Nos quartos de criança, evite colocar bichos de pelúcia em prateleiras.

Com informações de juliananakamura/uol

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.