sexta-feira

Como fazer para usar uma extensão elétrica com eficiência e, sobretudo, segurança

As extensões elétricas são umas “figurinhas carimbadas” em todo lugar, não é verdade? Entretanto, tomar alguns cuidados e/ou precauções mínimas as tornam não ‘só’ oportunas e “uma mão na roda”, como se diz, em algumas situações no cotidiano.

São recomendações do Código Elétrico Nacional (NEC) que visam exatamente isto: orientar na tomada de cuidados essenciais para uma utilização com a devida segurança pela população.
Leia também: 
 - Como fazer para arrumar e ordenar os fios e carregadores pela casa 
 - Como fazer um suporte para fios e extensões com rolo de papelão 
 - Como fazer manutenção e correção de instalações em casa
Estas situações abaixo são aquelas que não devem ser feitas ou utilizadas:
• Como um substituto para a fiação fixa de um dispositivo ou estrutura. Se o cabo de extensão é um elemento permanente em seu home theater ou no escritório, você deve olhar para outras opções. (No caso de protetores contra surtos, está tudo bem se você estiver usando-o como um dispositivo para proteger o equipamento contra surtos inesperados de tensão e não estender apenas ao alcance de uma corda.) 
• Quando executado através de buracos em paredes, tetos ou pisos, ou escondido atrás de paredes, tetos ou pisos.  
• Onde executado através de portas, janelas ou aberturas similares. 
• Onde anexado às paredes ou superfícies dos edifícios (como serpenteava em volta do topo de uma porta de entrada para evitar a regra de direito acima desta).
Ou seja. A extensão elétrica é um arranjo temporário, de uso ‘curto’ ou próximo – não permanente, portanto – evitando situações em que possa interferir no trânsito de pessoas, em locais onde possa ser interrompida bruscamente, não só do contato/tomada, mas, sobretudo o corte ou rompimento da conexão fio/plugues.

É uma situação que pode gerar um ‘curto circuito’ localizado, provocar eletrocultação, ou mesmo uma pane geral na rede elétrica, com as consequências previsíveis para a segurança e vida das pessoas envolvidas e, mesmo para a casa.

Observe o estado de conservação dos fios e as suas conexões nos plugues. Evite a sobrecarga excessiva da conexão ao usar “tomadas múltiplas”.

Logo, a extensão elétrica é um arranjo oportuno que deve ser, sempre, usado com todas as precauções.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.