quinta-feira

Como fazer para manter um estilo organizado e facilitar o seu dia


Um fator que bagunça um pouco o cotidiano, além de trazer consigo fatores pouco desejáveis como o velho estresse, é a baguncinha que deixamos ir acumulando e planejando a que horas (dia?) vamos dar conta da arrumação.

Para não entrarmos no círculo vicioso, basta adotar algumas regrinhas básicas, e simples – o que é bem importante – é irmos dando conta do espaço á medida que o usamos.

Arrumar a cama logo após deixá-la

É parece sem importância, mas funciona com uma introdução em organização mínima, uma atitude mental que vai se desdobrar durante todo o dia. Isto além do visual de organização e cuidado em que deixa o quarto.

Fazer uma agenda

Elaborar uma agenda logo cedo contribui para dar um pouco mais de racionalidade às nossas tarefas no cotidiano, quando devemos estabelecer algum critério para salientar as prioridades, bem como ir ‘riscando’ à mediada em que vamos eliminando/fazendo ao logo do dia. Ela deve ser bem vista, sobretudo quando incluímos tarefas a serem executadas fora de casa.
Confira também: 
 - Como fazer para organizar o cotidiano em sua casa com dicas simples e rápidas 
 - Como fazer para iniciar o dia com um bom ritmo de organização e cuidados 
 - Como fazer para sua vida caber nas 24 horas a cada dia
Organizar as roupas

É bom ir dando um destino a cada peça de roupa que formos retirando, se para a lavanderia ou se vai para a reutilização. No ultimo caso elas deves ser dobradas e/ou colocadas em cabides, sobretudo para que possam se reutilizadas facilmente sem que tenham amarrotado, bem como para manter a organização do quarto colocando-as nos devidos lugares.

Lavar a louça do dia

O ideal é lavar logo após o uso. Entretanto, nem sempre isto é possível. Logo a ideia é que seja toda lavada ao final do dia para que a cozinha não só ‘vá dormir’ arrumada e limpa, como você a encontre assim para o seu café da manhã. Isso sem falar no bom visual que uma cozinha arrumada dá ao ambiente da casa.

Isto, também, vale para uma geral rápida na limpeza do ambiente: pia, fogão e móveis.

Dar um geral na poeira dos móveis

Um pano rápido nas superfícies dos móveis pela casa leva um mínimo de tempo, sobretudo se for feito com regularidade, e o efeito é o melhor possível.

Organizar a correspondência

É, também, uma questão de praticidade. Colocá-las de forma organizado em um local predefinido, de maneira que tenha um acesso rápido e fácil para deixá-las na ordem do dia, inclusive na hora de pagar as contas.

Estabelecer local predefinido para objetos de uso continuo

É o caso das chaves, óculos e do velho celular. Facilita o acesso rápido, não só para uso imediato, assim como fiar ao alcance da mão na hora em que for sair de casa.

Fazer uma limpeza na bolsa e/ou mochilas

É normal irmos acumulando algum lixo ou ‘coisas descartadas’, que vão se misturando e acabam por dificultar o acesso rápido aos nossos objetos. Daí a necessidade de se fazer ‘uma faxina geral’ periódica.

Finalmente, deixar ‘as coisas’ – roupas, bolsa, objetos diversos – arrumadas para facilitar o aceso e a saída rápida de casa pela manhã.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.