domingo

Como fazer para preservar do descarte itens essenciais na organização da casa

Claro que, sobretudo, nos dias de hoje não dispomos de tanto espaço, que vem se reduzindo, não só para usarmos normalmente, como para algo que muita gente gosta de fazer: juntar coisas.

Não é algo ruim em si mesmo, entretanto não podemos cair no outro extremo de ‘descartar tudo’ em nome da racionalização no uso do espaço.

Tem alguns objetos que seria de bom tom, como se diz, arranjar um cantinho pra eles, pois podemos vir a precisar depois em nosso cotidiano e na organização da casa.
Vejamos:
Manter as ferramentas que estão por aí, e organizarmos um kit de ferramentas básicas ‘pra toda obra’. Pois quase sempre vamos precisar de uma delas de forma inesperada – no arranjo e pequenos consertos, até mesmo na decoração da casa – e não teremos a quem recorrer.

É o caso, também, de algum item de jardim, caso tenha em casa, assim como vasos de plantas.

Vale até à pena adquirir algum item importante. Confira neste link, aqui, e veja uma relação básica.

Guardar documentos tipo notas fiscais de produtos da casa, como aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, assim como certificados de garantia, pois o inesperado pode acontecer e é bom ter tudo à mão. Outro item bom de guardar são os seus manuais.

Manter um bom estoque de utensílios domésticos como panelas e congêneres, pois não costumam ser demais, sobretudo se você é chegada (o) a cozinhar, logo o descarte não é uma boa ideia, pois facilita, e muito, a vida na cozinha.

Manter ‘remédios’ que estejam por aí e que podem até ser inadvertidamente descartados, e forme um kit de primeiros socorros, com as “coisas” básicas para que possa administrar os achaques que não têm hora para chegar ou até mesmo pequenos acidentes e/ou escoriações no trato do cotidiano. Vale até á pena adquirir algum item importante.

Um objeto que não se enquadraria necessariamente no quesito ferramentas é o rolo de pintura e pincéis. Se ainda não precisou, não tem porque comprar preventivamente, mas se os tem em casa é bom guardá-los, pois, são itens interessantes na manutenção e trato da pintura na casa, senão de objetos e móveis.

Aqui você vai encontrar artigos sobre a pintura no geral.

Um ponto fundamental a ser preservado e organizado, é o conjunto de todos os documentos, tanto aqueles pessoais como todos aqueles que se referem à casa e a compromissos tipo impostos e taxas, quando deve acondicioná-los em um único ponto, para que tenha a funcionalidade desejada na hora da necessidade.

Outro ponto a ser considerado é a manutenção de uma caixa de costura, para juntar itens que estejam espalhados ou em via de serem descartados, junto com alguns recursos básicos veja aqui, que, com certeza, serão lembrados, dai a necessidade de tê-los em um só ponto, como uma caixa/lata de metal ou bauzinho de madeira, para que o acesso e uso sejam facilitados.

Neste link, aqui, você encontra um modelo de caixa portátil, que fazendo algumas divisórias pode ser utilizada como caixa de costura, assim como para ferramentas.

Neste quesito costura seria bom manter aqueles botões que costumam vir sobressalentes em algumas calças e camisas, pois a intenção não é só uma gentileza, sua reposição pode se tornar uma necessidade real.

Um ponto que é facilmente descartado, mas que deve ser repensado é o de móveis sem função imediata ou aparente. Veja aqui, como conservá-los. A depender de sua qualidade, convém mantê-los, pois não raro eles se revelarão muito úteis na organização da casa.

Resumindo. Esta listinha acima deve ser preservada do descarte, mas os demais objetos devem ser encaminhados a entidades assistenciais ou mesmo religiosas, que mantém brechós e/ou bazares. Pois lhes darão um bom destino.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.