terça-feira

Como fazer para controlar senão eliminar o ‘mato’ nos passeios ou calçadas portuguesas

Para quem tem passeios ou calçadas feitos com a chamada “pedra portuguesa”, sabe que tem uma verdadeira obra de arte em casa.

Entretanto, uma situação muito frequente nas calçadas portuguesas é a invasão de gramíneas e pequenas ervas que se infiltram entre as pedras e se não combatidas a tempo, além do efeito nada decorativo que deixam, podem até deslocar as pedras e comprometer o passeio, deixando buracos ou falhas.

Geralmente se contrata mão de obra avulsa para retirar periodicamente, mas, sobretudo em épocas de mais umidade ou chuvas o seu retorno é quase imediato.

Uma alternativa que se vê muito por aí, é ‘dar um banho’ de cimento o que além de ter efeito duvidoso no tempo, mata a beleza do passeio, deixando-o irremediavelmente manchado.
Confira: Como fazer uma mistura de cimento para seus consertos e reparos
O que pode ser feito por você mesmo, para ter certeza de que vai sair nos conformes é o seguinte.

Retire manualmente, mas ao contrário do que sempre se faz, quando as arrancam ‘por cima’, use uma faca de ponta fina, tipo aquelas dentadas de mesa, e arranque-as com a raiz, o que elimina e garante um efeito duradouro, mesmo.

Lembre-se de molhar a área meia hora antes para que fique mais fácil retirar a vegetação.

Mas, se quiser uma solução, como poderia dizer..., permanente, é fazer uma massa de cimento, e usando de ‘paciência’ e cuidados, preencher os vãos já abertos utilizando uma espátula, tomando cuidado para se ater apenas aos buracos e depois, usando um retalho de pano ou estopa úmido, limpe os excesso sobre as pedras. Convém molhar a área algum tempo antes para facilitar a aderência e fixação do cimento.

Para facilitar o processo use antes uma pequena espátula e retire a terra solta das reentrâncias ou buracos antes de preenchê-las com cimento.

Uma dica adicional é você usar um banquinho apropriado para este tipo de serviço rente ao chão, o que garante mais eficiência e a ‘saúde’ de suas pernas.
Veja: Como fazer bancos de madeira para usos múltiplos em casa
Neste link acima vai encontrar várias opções que podem ser feitas por você mesmo e assim terá um parceiro fundamental para muitos serviços a serem feitos futuramente na casa.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.