terça-feira

Como fazer para você mesmo produzir o famoso açúcar mascavo


O açúcar mascavo é um produto a cada dia mais consumido, sobretudo em função da divulgação mais abrangente daquilo de ruim que o açúcar comum costuma trazer à saúde de seus usuários.

É uma lista tão grande de ‘problemas e/ou malefícios’, que nem vem ao caso tratar disso aqui.

O fato é que, como subprodutos da cana de açúcar, o açúcar mascavo é o único que preserva ou conserva todos os nutrientes a ela associados, quando o dito refinado, por exemplo, além de não conter, ainda retira aqueles produtos e nutrientes do organismo do consumidor.
Dê uma olhada: E aí qual açúcar prefere? Tem açúcares e açúcares... Confira!
Se você tem uma terrinha e gostaria de fazer uma experiência, segue esta receita abaixo, que é do grande nutricionista e naturista Dr. Márcio Bomtempo.

    Confira:
"O processo de refino e descoloração do açúcar retira a maioria das proteínas, vitaminas e sais minerais do caldo de cana. Segundo o pesquisador Roberto Machado, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), há uma receita caseira para a produção de açúcar mascavo.

O primeiro passo é moer a cana, para obter o caldo. Ele deve ser coado por intermédio de um pano, posto numa panela de ferro ou tacho de cobre e levado ao fogo. É preciso mexer sempre, com uma colher de pau, para não grudar no fundo ou empedrar.

A partir desta etapa, é preciso ter sensibilidade para sentir o momento em que o caldo começa a ficar consistente e a cristalizar. É hora de pôr em formas e deixar secar. No processo industrial, a secagem é feita a vácuo. No processo artesanal, pode ser feita em forno com fogo baixo ou mesmo ao sol, protegida em pequenas estufas de vidro.

Em pouco tempo, fica como rapadura, mas quebradiça. Quebre, depois, com um martelo de madeira e peneire. Armazene em potes de vidro, plástico ou metal".
Como pode ver, é simples e fácil. A oferta no mercado é tão grande e diversificada, como cor, textura, consistência, outros detalhes e preços, que dá até para ganhar algum dinheiro com isso, já que o mercado parece crescer a cada dia.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.