sexta-feira

Como fazer para usar as cavilhas em seus trabalhos com madeira


Um dispositivo não tão famoso assim no trabalho amador, mas que pode dar uma grande força tanto nos trabalhos de construção de peças de madeira variadas, bem como na recuperação ou mesmo restauração, são as cavilhas.

O seu processo de fabricação é geralmente industrial – os preços são bem em conta – pois têm detalhes que dificultam o trabalho manual, o que não impede que possam ser feitas assim mesmo.

Na montagem os furos nas peças a serem fixadas devem ser feitos com certa precisão para que funcionem a contento.

Escolha broca equivalente e marque na ponta com um durex ou fita crepe a profundidade do furo, metade em cada uma das peças, para fazer um furo com mais precisão. Veja imagem.
A colocação pode levar cola ou não, mas você deve bater com o martelo lentamente para que fiquem bem firmes ou encaixadas, antes de unir as peças a serem fixadas.

Feito isso fixe os parafusos maiores que vão garantir a segurança da montagem. Entretanto é relativamente comum na montagem se usar apenas as cavilhas com cola, prescindindo dos parafusos. Grande parte dos móveis pré-moldados é feita assim, logo dá para fazer muito bem.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.