sexta-feira

Como fazer fácil um furador eficiente para costura em couro

O furador de couro é a tradicional sovela, que todos conhecem e que dá conta do recado na grande maioria de nossos trabalhos ou intervenções em couro, notadamente a sola, mais grossa e dura.

Mas tem trabalhos em que se faz necessário uma costura mais longa e alinhada, onde a retidão é um fator, além de firmeza e estética, o que precisamos é de uma ferramenta mais funcional e ainda por cima mais rápida.
No caso da confecção de peças maiores como bolsas de todo tipo e tamanho ou as bainhas de facas ou capa de canivetes, além de outras peças, exigem outra ferramenta como um recurso para uma costura mais alinhada, mais precisa e mais longa.  

É o denominado cinzel ou “garfo furador”. É encontrado pronto em várias versões e preços no mercado, mas nada que não possa ser feito por você mesmo reutilizando um velho garfo comum, um talher.

Deve escolher um maior mais “forte” e largo [veja a distancia entre os dentes que mais lhe agradam]. Daí é usar uma superfície firme e com o martelo alinhá-lo ou deixá-lo como se uma lâmina, certa.

Use a serra de aço [tico-tico ou segueta], e corte as pontas deixando algo em torno de 2 centímetros. Na sequência use a lima e amole as pontas deixando-as pontudas e afiadas.
Se o seu garfo é todo de metal, você pode cortá-lo mais curto e “aplainar” eliminado e curvatura [veja imagem], facilitando utilizar algo para ‘bater’, sobretudo quando for furar sola [couro bem mais grosso].

Mesmo que pretenda preservar o cabo de madeira ou plástico para facilitar o manuseio o ideal é que “aplaine”, o que vai lhe dar mais firmeza e precisão na hora de furar.

Só pra lembrar, um detalhe importante é o ‘trato’ que você dá com a lima e a lixa de ferro nas pontas, do qual vai depender o resultado do seu trabalho com o couro.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.