quinta-feira

Como fazer para ter melhor rendimento em seus estudos


Ultimamente os celulares, smarts e assemelhados se tornaram quase uma extensão do corpo das pessoas, que não os largam para mais nada, mesmo em momentos íntimos como namorar, onde cada um fica com o seu, viajando em seu universo pessoal, sobretudo, no Twitter e Facebook.

 Entretanto, se quer mesmo conseguir um melhor rendimento em seus estudos, tem que romper com tudo isso. Desligar tudo e tirar até de perto para não “cair em tentação”. Sem silêncio, atenção e dedicação não há como estudar ou aprender efetivamente.

Então, primeiro ponto é desligar tudo e ficar, literalmente, longe de tudo isso, incluindo a TV e som. Não é verdade que a musica ajuda.

Tenha um canto exclusivo para isso onde possa ficar sozinho e inteiramente à vontade, com uma mesa ampla onde possa ter à mão todo o material necessário sem ter que sair para pegar algo.

 Certifique-se que o sono e a fome estão em dia. Se não, tire um cochilo antes de começar e coma algo leve, tipo uma fruta, para não ser perturbada por um ou por outro na hora do “vamos ver”. Não coma enquanto estuda, pois, isto distrai e bagunça o seu canto de estudo.

A organização é vital, por isso tenha uma agenda – se mulher, escolha uma bem transada ou decore uma do seu jeito – para organizar suas tarefas e estudos, tarefas do dia a dia e datas de provas, por exemplo, bem como um caderno exclusivo para fazer anotações em sala de aula, o que vai ser um diferencial importante na hora de estudar. Para facilitar a organização use canetas de cores deferentes.

Claro que estudar e ler são quase sinônimos, entretanto faça exercícios e testes, o que vai aferindo o rumo dos estudos e o seu nível de aprendizado, quando deve ir avaliando os procedimentos usados e a eventual necessidade de mudar algo.

Busque orientação com o professor sobre filmes e outras mídias que possa usar para ampliar a compreensão do conteúdo estudado.

O tempo de estudo continuo é muito importante e vai depender de sua capacidade de concentração e apreensão do conteúdo estudado, o que varia de uma pessoa para outra, mas, nada que não possa ser treinado ou aprendido. Se você quer manter o nível de seu curso regular no colégio, algo em torno de duas horas por dia pode ser suficiente. Mas, se vai encarar algum teste importante, concurso ou coisa do gênero, convém aumentar o tempo, desde que coloque um intervalo a cada duas horas, para relaxar, fazer outra coisa.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.