quinta-feira

Como fazer um baú tradicional, vintage, de madeira

Existem algumas idéias por aí sobre o como fazer um baú de madeira, todas, a meu ver, um pouco complicados, com muitas medidas e detalhes, já que qualquer erro pode botar todo o serviço a perder.

A melhor ‘técnica’, ou modo de fazer, e que o ‘projeto’ já sai vacinado contra erros é o que vou definir agora.

Só pra lembrar, eu já fiz vários baús, mesmo, tipo 5 ou 6 e de vários tamanhos e já ensinei a alguns amigos que mesmo em primeira viagem tudo saiu às mil maravilhas.

Para começar defina a madeira, se maciça ou mesmo algum aglomerado, compensado... A seu critério. 

Para experimentar faça um pequeno.

Monte um caixote fechado usando pregos, lembrando-se de não colocar pregos a uma ‘altura’ de 10 cm – linha preta na imagem – de cima para baixo em toda a volta do caixote. Fechado o caixote, faça um ‘lixamento’ geral.
Feito isso use uma régua/ripa e faça uma marcação com um lápis em torno da caixa há uma distancia de 10 centímetros da parte superior, como pode ver na linha preta na imagem.

Com um serrote afiado proceda ao corte seguindo o risco/marcação que fez. É a tampa de seu baú! Terminado o corte é só fazer um acabamento nas ‘rebarbas’ do corte.

Agora só resta dar o acabamento/montagem final. Colocar as dobradiças, pensar e escolher o revestimento, se pintura ou verniz, e colocar as ferragens típicas de um baú.

Um revestimento antigo, bem tradicional para baús era a forração – colagem – de tecido tipo morim ou algodão americano ou cru, e pintado na cor de sua preferência. Fica melhor se evitar o brilho, logo uma demão é mais do que suficiente, ou mesmo, melhor até, uma tinta “não óleo” de acabamento opaco.
'Ripas' de madeira para a decoração
Um adereço, também, tradicional é a colocação de pequenas e finas, ripas envernizadas com cantoneiras e juntas de metal (imagem acima), finalizando com as “alças laterais” de metal, todas, ainda, encontradas no comércio. As ripas podem ser pregadas com tachinhas douradas (veja na imagem acima).
Para fixar as 'ripas'
Para concluir é só fazer um revestimento – forração – interno. ‘Antigamente’ se fazia com papel. Antigos ‘papéis de embrulho’ na cor parda ou outra. Você encontra papel pardo, tipo papel craft, nas papelarias, mas nada impede que use outro tipo de papel.

Coloque a fechadura e o seu baú vintage está pronto!

Para concluir, faça uns “pés” usando 4 triângulos de madeira e, se for pequeno e vá ficar sobre móveis, revista com um retalho de feltro para na riscar.

Depois desta experiência você pode partir para fazer um do tamanho que quiser e usando sua criatividade, investir até, mesmo na variedade do formato da tampa, tipo uma tampa ‘arredondada’, por exemplo.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.