sábado

Como fazer para evitar erros importantes ao passar as roupas

A ideia não é apenas ter como resultado uma roupa bem passada, mas, também, evitar situações que possam comprometer tanto a ‘cara’ da roupa como sua durabilidade, ou seja, garantir-lhe melhor conservação.

Estas são situações relativamente simples e que podem acontecer com ‘certa naturalidade’ no cotidiano. A ideia é observá-las com atenção.

Confira.
 - Deixar as roupas delicadas por último
Os ferros demoram mais para esfriar do que para aquecer, então comece com materiais que precisam de temperaturas mais baixas, como poliéster e seda. Depois, passe as peças de algodão e linho. Caso faça o contrário, você corre o risco de derreter ou marcar o tecido.
 - Não usar a temperatura correta do ferro
Para passar as roupas em segurança e tirar todos os amassadinhos é preciso controlar a temperatura do ferro. Cada tipo de roupa exige o ferro em determinada temperatura. Se a peça for feita de vários de tecidos, selecione a opção do seu aparelho indicada para o mais delicado. Isso ajudará a preservar a peça como um todo.
 - Não limpar o ferro
Fibras derretidas e resíduos de roupas que ficam na base do ferro podem manchar os tecidos. Para higienizar, passe uma pasta de bicarbonato de sódio na base do ferro desligado e frio ou use apenas um pano umedecido com detergente neutro. Espalhe um pouco de lustra-móveis na superfície se quiser que ele deslize mais.
Leia também: Como fazer para passar roupas mais facilmente com algumas dicas simples
 - Sujar a roupa com o ferro
Alguns ferros têm a opção de adicionar água em seu reservatório para criar vapor. É preciso colocar apenas quantidade de água indicada, já que o excesso pode fazer ela respingar e transferir alguma sujeira do ferro para a sua roupa.
 - Guardar o ferro com água dentro
Sempre esvazie o reservatório de água do ferro antes de guardá-lo, principalmente se você deixa ele apoiado na própria base. Isso evita que a água em excesso danifique as partes internas do aparelho ou vaze por baixo, oxidando a base do ferro. Também não coloque amaciantes e outros produtos, que podem estragar o equipamento e levar à perda da garantia do fabricante.
 - Passar peças que são muito leves
Para peças de tecidos mais fluidos e soltos, como o musseline e gazar, use um vaporizador manual, que não marca e derrete a roupa. Se quiser usá-lo com tecidos mais pesados, onde o vapor não consegue penetrar, basta virar a peça do avesso e vaporizar em ambos os lados.
 - Passar roupa que já foi usada uma vez
Roupas que já foram usadas não devem ser passadas novamente. Elas podem acabar ficando com manchas que não sairão mais e malcheirosas. O calor do ferro faz com que toda a sujeira que está na roupa se agarre ao tecido.
 - Passar o ferro quente nos botões
Passar o ferro diretamente sobre os botões pode fazer com que eles caiam. O correto é abrir a camisa na hora que for passar a parte onde ficam os botões, e passar pelo lado avesso da peça. Também tenha atenção para usar o ferro entre um botão e outro.

Com informações de CasaAbril 

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.