Como fazer um banco de madeira para apoio em seus trabalhos rente ao chão

É uma versão de banco de apoio mais de que polivalente, servindo de suporte a muitos profissionais ou amadores ou fazedores de tudo e de todo tipo.

Eu tenho um, [veja imagem] ‘inventado’ por mim, feito com o uso de retalhos de madeira, pinho, que tem dado conta do recado muito bem, mas este é mais sofisticado.

Frequentemente precisamos fazer alguma coisa ao nível do chão e é quando percebemos o estado geral das pernas depois de algum tempo na posição agachada.

Além de servir como alivio para as pernas, ainda permite que se leve, como vê na imagem, todas as ferramentas necessárias ao trabalho o que agiliza, e muito, o processo.

Logo, mesmo os profissionais como carpinteiros, jardineiros, pintores, eletricistas, pedreiros podem vir a se beneficiar em seu trabalho com um banquinho maneiro como este e além do mais é superfácil de fazer.

Veja o esquema:

As medidas básicas são de 35 cm da largura por 25 cm de profundidade, o tampo ou assento.

Duas placas de 30 cm de altura por 30 de largura, que serão chanfradas [adaptadas], como na imagem para garantir mais estabilidade à estrutura além dos recortes na base.

Estes sarrafos de ligação e base do assento e da divisória [assim com a tábua que lhes dá base e garante a divisória] devem ser um pouco menores, algo em torno de 32 cm, logo, garantindo um pouco de recuo em relação às laterais, às pernas [veja imagem acima].

Dá para observar uma cavidade no centro do assento que serve como uma espécie de “alça” para o transporte. Ela pode ser feita com uma serra tico-tico, ou na falta com uma furadeira como guia. Quatro furos nos cantos e o corte final com um serra pequena ou mesmo com uma faca amolada.

As medidas buscam uma proporção que possa garantir tanto a funcionalidade como a estabilidade, mas você pode fazer as alterações e/ou adaptações que julgar necessárias.

Você pode reaproveitar um compensado ou fazer de pinho, reaproveitando a madeira de caixotes de frutas, e caso avalie que sejam finas ou frágeis, faça reforços na estrutura.

Embora possa usar o prego de tamanho adequado [a cola pode ser adicionada no momento da fixação], os parafusos [alguns] podem reforçar a estrutura, sobretudo nas pernas.

Daí é só usar a lixa e fazer um bom acabamento antes de envernizar ou pintar, ou mesmo deixar assim, ao natural.

Com informações de handyman

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.