terça-feira

Como fazer você mesmo uma tábua de carne e/ou legumes

É um objeto comum em todas as casas, embora em função da madeira com que é feita e a forma como é usada, e cuidada – limpeza adequada e secagem –, ela tem uma vida útil muito curta.

A madeira de que comumente são feitas é o pinho. Ele é mole e permite a infiltração de líquidos, sobretudo de sangue das carnes, o que leva a sua deterioração precoce, tornando, inclusive, pouco recomendado o seu uso para outros alimentos.

Logo, o ideal é termos uma tábua para verduras e legumes e outra para carnes e cuidar adequadamente das duas. E, para isso, você não precisa comprá-las.

Você mesmo pode fazer as suas tábuas. Pode até inovar e fazer com modelos e tamanhos diferentes, fazendo inclusive uma para servir como “tábua de frios”, para acompanhar bebidas, como vemos em alguns restaurantes.

Você pode gostar também destes:
Como falamos, as tábuas que se encontram por aí são de madeira mole ou pinho o que lhe dá uma vida curta. Entretanto, temos – em casa – uma tábua feita com madeira dura, pesada e que, pelo visto terá vida eterna, já que não permite infiltração de líquidos e pouco sofrem com as batidas da faca. Só que não é muito fácil encontrar. Esta é de aroeira.

De qualquer maneira, você pode procurar em uma madeireira alguma madeira dura e comprar um retalho. Ele é escura, mais pesada e o resultado estético fica diferente da tradicional, é claro!

Continue lendo...

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

4 comentários:

  1. Ola Fernando,passei pra conhecer seu blog.

    Adorei voltarei com mais tempo pra ver tudinho...

    Com certeza ja vi muitas coisas interessante por aqui,obrigada por dividir seus conhecimento.

    Ate breve ja vou te lincar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Bom que tenha gostado. Como o seu blog, o nossa tambem tem a intenção de partilhar "esses fazeres" e estimular o grande prazer que é o "fazer você mesmo".

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. tudo de bom amei seu blog estou aprendendo muitas coisa bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sandra!

    Muito obrigado. Espero que nossas sugestões lhe sejam úteis e prazerosas.

    Bj

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.