terça-feira

Como fazer para conservar e utilizar melhor os ovos

uso do ovo é hoje indispensável na culinária em todo lugar, e suas qualidades nutricionais surpreendem mais a cada dia.

Originalmente de origem doméstica, dos quintais, em estado bem natural e “fresco”, passou a ter como praticamente a única origem o supermercado, e de procedência meio que industrializada e com galinhas que são verdadeiros clones, o que, de alguma maneira, lhes compromete a qualidade.

Alguns procedimentos se tornaram necessários depois que os ovos deixaram de vir do quintal para serem comprados nos supermercados.

Estas são algumas dicas interessantes:
1 - Na hora da compra confirme a validade e tenha a paciência de abrir a caixa e verificar se todos estão inteiros 
2 - Para manter os ovos frescos por mais tempo mergulhe-os em água bem salgada durante 2 ou 3 horas e seque ao ar livre. 
3 - Não lave os ovos antes de usar. Isso evita a perda da camada natural de proteção, o que facilita a entrada de bactérias pelos poros da casca. 
 Veja mais: Como escolher e usar os ovos com mais segurança e tranquilidade
4 - Para guardar gema de ovo, por até 6 dias, coloque-as na geladeira dentro de um copo com água. 
5 - As claras de ovos podem ser guardadas congeladas por um período de um ano. Para isso, coloque-as em um recipiente plástico. Ao descongelar é importante saber que 1 xícara equivale a 7 ou 8 claras. 
6 - Ao guardar os ovos na geladeira disponha a parte mais pontuda virada para baixo, nesta posição eles duram mais. 
7 - Tome cuidado ao guardar os ovos na geladeira para deixar afastados de alimentos com aroma bem marcante. A casca porosa dos ovos absorve cheiro com facilidade. 
8 - Os ovos não devem ser armazenados na porta da geladeira, local que tem maiores variações de temperatura. Guarde em recipientes próprios para ovos com a parte pontuda para baixo.
Como pode ver, são informações importantes que vão fazer você aproveitar o que de melhor oferece este alimento maravilhoso.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.