terça-feira

Como fazer para gelar cervejas em 3 minutos

Clique na imagem para ler
Entenda como acontece:
O sal se dissolve facilmente na água e reduz seu ponto de congelamento. Pura, a água congela a cerca de 0 ºC. Já a água com sal precisa de uma temperatura menor, que pode chegar a dezenas de graus abaixo de zero. Quando o sal é colocado no gelo, parte dos cubos derretem, “roubando” calor durante a troca de estado físico e esfriando a mistura como um todo. Além disso, o sal dissolvido provoca uma reação endotérmica, ou seja, reduz mais a temperatura da mistura. O álcool tem um papel semelhante: derrete o gelo “roubando” calor e diminui ainda mais o ponto de congelamento. É usado porque quando a temperatura ficar abaixo de -9 ºC, o sal perde um pouco do efeito, mas o álcool não.(da Galileu)
Atenção: Cuidado com o tempo. O alumínio é bom condutor de calor, e 3 minutos são suficientes para que as latinhas mergulhadas encontrem o equilíbrio térmico, logo, como a temperatura fica abaixo de zero, após alguns minutos, a bebida vai estar tão gelada que não vai dar para sentir o gosto e pode congelar.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Adorei seu blog tem muitas coisas aqui que amo de paixão e ja estou te seguindo ficarei feliz se vc for me visitar beijus
    casinhadamonik.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!

      Bom que tenha gostado.

      Visitei o seu blog e vejo que, como nós, tambem gosta de fazer suas coisas.

      Bjs

      Excluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.