Clique na imagem
para ampliar
|
A goiabeira é uma árvore como poucas. Costuma nascer sozinha e embora não exija maiores cuidados, é bastante generosa com seus frutos, por sinal, deliciosos.
O problema é que tem mais gente que gosta de goiabas, e como! É o tal bicho de goiaba, que costuma ser bastante exclusivista, e é normal não deixar uma boa goiaba sequer para o “dono”, ou seja, você.
A solução é simples e com ela vai poder colher, e comer, goiabas suculentas e saborosas sem ter que dividi-la com os sócios habituais. Claro que você vai deixar algumas para eles, não é verdade?
Vejamos, então, como fazer.
Compre um tecido de algodão fino, tipo o conhecido como algodãozinho, que é um tecido de algodão cru, encontrado em qualquer loja do ramo.
Faça saquinhos, a maquina, de maneira que depois de prontos eles fiquem com uma dimensão tipo. 10 cm por 10 cm, depois de prontos, isso já incluindo o cordão para fechá-los. Veja imagem.
Daí é só colocar – vestir – cada goiaba quando ainda pequena e verde, mas, antes se certifique que ela esteja perfeita, sem pontos pretos, pois isso significaria que o ovo do bicho já foi inoculado.
O processo é o seguinte.
O inseto ou mosca coloca o ovo na goiaba ainda verde, que se alimenta e cresce depois que ela amadurece, e no final de seu desenvolvimento ele cai no chão junto com a goiaba podre, onde completa o seu desenvolvimento sob a terra, até sair como o inseto voador que vai repetir todo processo.
Então, se você protege as goiabinhas com o saquinho de pano ele não vai conseguir botar os ovos e sua goiaba cresce sã, salva e saborosa. Você vai se surpreender!
Um lembrete. Como os insetos que atacam outras frutas como ameixa, caqui, maçã e pêra são da mesma família, os saquinhos podem, tambem, ser utilizados para protegê-las da mesma maneira.
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
Valeu as dicas
ResponderExcluirOlá!
ExcluirBom que gostou!
Um abraço
Ñ gostei, tem que fazer uma por uma
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirApesar do trabalho, vale à pena, mesmo! Eu já tive o prazer de colher goiabas no ponto, plenamente maduras com o tamanho e “sabor completo”. Não tem outra igual!
Tente e verá!
Um abraço
Putz! Que droga de dica... tenho que fazer 2 mil saquinhos pro meu pomar??? melhor ensacar com plástico!!! Muito ruim seu post!!!
ResponderExcluirOlá!
ExcluirPor ser inteiramente hermético – abafado – e ‘impermeável, o saco plástico inibe o processo de maturação normal do fruto e, provavelmente, as potencialidades naturais de seu desenvolvimento.
Eu já usei, e uso, e lhe garanto que é tudo de bom. Goiabas perfeitas e saborosas.
Faça uma experiência pontual e verifique, e se, quiser, volte aqui com o resultado.
Sucesso com suas goiabas.
Um abraço