quarta-feira

Como fazer para podar suas árvores de forma adequada e segura

Podar uma árvore, pelo que vemos por ai, sobretudo nas árvores nas ruas, é quase sinônimo de mutilar, e não raro, matar, já que muitas árvores não resistem à violência sofrida pelos órgãos “competentes” da prefeitura ou, o que é pior, das empresas de eletricidade. 

Logo, podar é um processo que visa, apesar de parecer arbitrário, “educar”, ou seja, adaptá-la ao ambiente, sua porta, seu quintal ou jardim, e contribuir para que se desenvolva de forma mais segura e harmônica, já que elas não se encontram em uma mata ou floresta onde sua dinâmica é outra.
A primeira coisa que precisa saber é que para fazer a poda de uma árvore em sua porta, na rua, vai precisar de uma autorização da prefeitura, pois, embora você tenha plantado, e, teoricamente ela seja sua, quem manda nela, de fato é a prefeitura. Entre em contato com o departamento responsável e se justifique. Se mora em São Paulo, clique aqui, para mais informações.
As podas mais frequentes e necessárias são as ditas podas rejuvenescedoras. Estas são mais adequadas no final do inverno após o período de “descanso”, quando a árvore vai retomar “a ativa” e voltar a crescer, logo é o período ideal, já que a sua grande atividade vai não só proporcionar uma rápida recuperação como o crescimento dos novos galhos, dentro das suas expectativas “educativas”.
 Nesse processo deve identificar os galhos mortos ou doentes, e aqueles que estão desenvolvendo em direção equivocada, desordenada, segundo o seu critério educativo, bem como os tais ladrões de vitalidade que se desenvolvem ao longo do tronco e que podem comprometer o equilíbrio e a estética da árvore.
Para o corte, você deve proceder como na imagem, ou seja, cortar rente ao tronco principal e aplicar uma proteção na cicatriz deixada, pois, elas sempre são as portas para fungos e bactérias que vão provocar a doença e morte da árvore, Se não encontrar o produto adequando para a cicatrização, utilize o verniz comum ou látex que protegem bem.
Um detalhe que deve observar é a atividade de animais e insetos antes de partir para a poda, os ninhos, por exemplo, e assim aguardar os filhotes crescerem. Isso se for podar em uma época fora da ideal, já que eles costumam nidificar no verão. Nas cidades no Brasil isto costuma acontecer no período outubro – novembro, sobretudo.
Se quiser informações mais detalhadas, clique aqui, e baixe o Manual de Poda.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.