sábado

Como fazer decapê e dar um toque especial em seu móvel ou peça de madeira

Você pode dar um toque especial ao seu móvel ou peça de madeira, sobretudo em uma peça que precise de recuperação ou renovação, usando sua criatividade e dando-lhe um novo visual.

É bom lembrar que o resultado fica bem melhor com os tons de marrom, cinza, bege ou até mesmo o azul e o verde, embora, é claro, você possa fazer com a cor que preferir.

O efeito – decapê – fica bem melhor se a madeira é mole, que possua os veios bem acentuados, como a cerejeira e a sucupira.

Embora possa ser confundida com a pátina, não é mesma coisa e os efeitos são diferentes.

Veja como fazer:

Material:
- lixa;
- escova de aço;
- massa corrida ou acrílica (pode ser tingida com pigmento líquido ou tinta látex PVA na cor desejada);
- água;
- estopa.
 Instruções:
- Limpe a peça e escove com escova de aço, no sentido dos veios, com pressão média, para imprimir os sulcos, arranhando a madeira;
- Lixe a peça, para tirar as ferpas;
- Retire o pó;
- Misture um pouco de massa corrida ou acrílica com um pouco de água e aplique com estopa por toda a peça, preenchendo os sulcos;
- Espere secar, no mínimo, 10 horas e lixe suavemente;
- Dê o acabamento com cera pastosa incolor. (cpt)
Como vê, é simples e fácil, mas, você deve avaliar antes se quer mesmo desistir do revestimento original da peça, sobretudo se ela é antiga, pois, pode conseguir outra maneira de recuperá-lo, deixando mais próximo do seu visual ou perfil genuíno. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.