domingo

Como fazer uma escada tradicional de madeira

Com a proliferação de escadas de ferro e de alumínio em todo lugar, sobretudo aquelas tipo cavalete, a escada de madeira ficou como se meio obsoleta, embora muita coisa em uma casa, simplesmente, não dá para ser feita com uma assim, como em áreas externas, onde sua altura não alcança. O acesso ao telhado, à caixa d’água para limpeza, algumas lâmpadas de iluminação externas, e por aí vai.

Esta proposta abaixo é que você mesmo faça uma de madeira, com pouco trabalho e baixo custo, mas, com o velho ingrediente ou vantagem de sempre, que é o prazer de fazer.

Você vai precisar de:
 - serrote 
 - formão ou algo que possa substituir 
 - furadeira 
 - esquadro de carpinteiro ou um nível (para fazer o esquadro ou angulo correto dos degraus) 
 - parafusos
            - lixa
Um bom tamanho é de dois metros e quarenta com 10 degraus, a depender de sua necessidade – como da altura de seu telhado, do acesso a “porta” da caixa d’água sobre a laje, por exemplo – observando sempre a mesma distancia de 20 centímetros entre os degraus.

Uma madeira comum na construção de escadas e o cedrinho, resistente e leve e com diâmetro retangular como um sarrafo de 8 cm x 4 cm, o que não quer dizer que não possa usar outras madeiras. Converse com alguém na madeireira em que pretende comprar seu material.

Você pode, também, fazer a opção por uma escada mais simples e barata como aquelas tradicionais feitas com caibros redondos, quando o único inconveniente seria um peso final maior.

Escolhido o tipo de madeira e o tamanho final da escada, os degraus devem ser feitos com sarrafos da mesma madeira, de preferência, com aproximadamente 5 cm x 3 cm, sendo que você deve fazer um encaixe tanto no degrau como nas colunas da escada para facilitar a fixação, usando o serrote e um formão.

Para uma altura de 2,40m ou 10 degraus, o seu tamanho – largura da escada – deve ser de aproximadamente 40 cm, em tamanho único em toda a sua extensão, mas caso queira algo maior o ideal é usar uma graduação de tamanho da base até no alto, observando dimensões onde a base tenha algo em torno de 60 centímetros e termine no alto com algo em torno de 40 cm, para que tenha mais estabilidade, equilíbrio e segurança.

Tendo tudo à mão, é partir para a montagem, usando a furadeira e parafusos – o tamanho vai depender de suas opções com a madeira – para a fixação dos degraus. É muito importante marcar com um lápis os locais de fixação dos degraus usando sempre o esquadro, para te certeza de que tudo vai ficar certinho e a sua escada bem firme e  equilibrada.

Para dar o acabamento final é só lixar, sobretudo se pretende pintar ou envernizar, o que vai ficar muito bom e facilitar limpar ou lavar quando necessário além de aumentar a sua conservação e durabilidade

Um bom lembrete é que, antes de partir para construir uma você deve saber de antemão onde pretende guardá-la, pois, não dá para ficar lá fora, ao relento, tomando sol e chuva, pois sua vida útil vai ser bem curta.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. Legal, gostei da apresentação da construção da escada, vai me ser mto útil, obrigado pela ajuda. Valeu galera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo!
      .

      Bom que você gostou e que possa se útil para você. Ficamos felizes em poder ajudar.
      .
      Conheça melhor o nosso blog – veja as tags na aba lateral – você pode encontrar muita coisa interessante.
      .

      Um abraço

      Excluir
    2. VALEU IRMÃO, MUITO AGRADECIDO. DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO!

      Excluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.