terça-feira

Como fazer para evitar o “branco” na hora das provas do vestibular

Algumas atitudes e/ou procedimentos são essenciais para usar, efetivamente, o que se estudou, e sabe, para as provas, qualquer prova, sobretudo, as do vestibular e Enem pelo volume do conteúdo e nível de exigência nas provas.

Um item óbvio demais, mas, que não custa lembrar, é manter a tranquilidade. Não é difícil, daí as dicas abaixo.

Nesta lista você vai conferir as dicas de algumas de pessoas que entendem mesmo do “riscado”, e que podem fazer a diferença entre uma boa prova ou não.

" - RELAXE ANTES DA PROVA - O 'branco' na hora das provas de vestibular acontece normalmente por conta do estresse, explica o psicoterapeuta Leo Fraiman. Por isso, o melhor a fazer é relaxar na noite anterior e no dia do exame. Escutar música, fazer exercícios físicos e retomar experiências positivas são algumas das dicas para manter a tranquilidade.

VOCÊ JÁ ESTUDOU O SUFICIENTE - Estudar nos momentos anteriores ao exame de vestibular não melhoram o rendimento do aluno. "Tentar ver conteúdo antes da prova só aumenta a ansiedade do aluno, que começa a duvidar do que ele sabe e do que não sabe", reprova Henrique Vailati, diretor do Colégio Faap.

COMECE PELO QUE VOCÊ SABE - A prova não precisa ser feita de maneira linear. "Começar pelo que o aluno sabe mais pode dar autoconfiança. Sobra mais tempo também no final para dedicar àquela matéria em que ele tem dúvidas", explica Rodrigo Villard, professor de ensino médio do Colégio Pensi.

ANOTAÇÕES AJUDAM A ENTENDER QUESTÕES LONGAS - "Fazer um rascunho, um quadro de palavras-chave ou mesmo um desenho ajuda o estudante a estruturar o pensamento", indica o orientador profissional Leo Fraiman. Para alunos que preferem o estímulo auditivo, murmurar o que está sendo lido é uma sugestão para facilitar a.

PAUSAS SÃO BEM-VINDAS - Nada de se desesperar com o tempo e querer resolver a prova sem paradas. "É preciso lembrar que ninguém passa quatro horas sentado. Fazer uma pausa para comer e para alongar a cada período de 50 minutos são formas de dar um tempo para o seu cérebro e evitar a estafa", sugere Henrique Vailati, do Colégio Faap.

FOCO NA SUA PROVA - Observar o comportamento do vizinho ao lado pode ser fruto de ansiedade durante o exame. "Concentre-se em sua prova para não perder o foco", indica o psicoterapeuta Leo Fraiman.

RESPIRE FUNDO - É preciso parar e retomar a calma. "O herói não é o que não teme, o que não falha. Herói é quem, apesar de tudo, continua para conquistar seu objetivo", comenta o psicoterapeuta Leo Fraiman. Sair da sala de prova, ir ao banheiro e lavar o rosto, por exemplo, são maneiras de quebrar a tensão. "Se o estudante sentir que precisa desabafar para reduzir o nervosismo vale até mesmo chorar."

LEMBRE O CONTEXTO EM QUE APRENDEU A MATÉRIA - Se o aluno não lembra aquela fórmula de física, pensar no professor que ensinou a matéria ou recordar a página do caderno com anotações podem acionar o gatilho da memória.

PENSE POSITIVO - Puxar na memória uma lembrança boa ou uma música que acalme são técnicas de relaxamento fáceis de colocar em prática. Mentalizar a sensação após uma prova em que o vestibulando teve bom desempenho é também uma maneira de resgatar a confiança para terminar bem o exame. (Publicado em uolvestibulares)

Leia mais, aqui

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.