domingo

Como fazer para usar o banheiro público sem riscos para sua saúde

 Não há quem não esteja sujeito a usar um banheiro publico, seja ele em um shopping, em uma repartição pública ou mesmo no colégio ou universidade, não é verdade?

Entretanto, sabemos que riscos existem e para isso não custa tomar algumas precauções e assim preservar a higiene e a saúde. Embora seja desagradável ficar falando, alguns problemas como uma infecção urinária, diarreia ou mesmo uma hepatite A, são riscos reais.

Sobretudo porque tem muita gente que se esquece, e não usa, o velho e sábio hábito de lavar as mãos antes de comer ou tocar em alimentos e levá-los à boca, tocar ou coçar os olhos e colocar os dedos na boca distraidamente sem um motivo aparente.

Nestes itens abaixo você pode conferir alguns procedimentos básicos, e simples, que se observados, é o mínimo que você pode fazer para evitar problemas.

 - Colocar papel no assento do vaso para sentar é uma medida eficaz, pois evita ou diminui o contato direto com o vaso. Qualquer recurso colocado à disposição em alguns banheiros, como uma proteção plástica ou forro de papel para o assento do vaso, bem como sprays antissépticos, é válido e devem ser aproveitados.

 - Levante a tampa do vaso com a mão usando um pedaço de papel higiênico e mesmo assim lavando as mãos depois, antes de tocar em qualquer parte de seu corpo.

- Use o papel higiênico disponível no local, desde que ele apresente condições normais, ou seja, não esteja molhado, em contato com o chão ou mesmo sujo. Para evitar estas situações, o recomendável é que tenha sempre na bolsa ou mochila, lenços de papel ou mesmo uma quantidade mínima de papel higiênico para estas eventualidades.

 - Para lavar as mãos você deve usar o sabão disponível no local desde que ele seja líquido, já que, provavelmente, o sabão em barra deve estar contaminado.

 - Você pode secar as mãos no papel ou toalha disponível desde que ela seja de papel e descartável, pois, embora não sejam esterilizados, são limpos e não oferecem riscos. Se não tiver estas opções é melhor sair com as mãos molhadas.

 - Após a lavagem das mãos você não deve tocar a torneira para fechá-la, por exemplo. Se ela não fecha “sozinha” use um pedaço de papel para isso, bem como para abrir a porta do banheiro na hora de sair. (Com informações de: minha vida)

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.