quinta-feira

Como fazer uma bolsa de mão – clutch – com a capa de um livro velho

Clique nas imagens para ampliar
Já publicamos aqui algumas ideias interessantes que você pode fazer – ver links no final – usando um livro de capa dura – encadernado – velho. O fato de ser um livro velho não quer dizer que seja, automaticamente, um livro descartável, mas, você pode ir a um bazar ou sebo e comprar um livro técnico, por exemplo, mais antigo e que provavelmente não terá mais serventia.

Eu encontrei alguns – técnicos – em alemão, que não é a minha praia, com excelente encadernação e em perfeito estado de conservação.

Você vai precisar de:
 - um livro de capa dura ou encadernado, 
 - tecido a seu gosto, 
 - cola de PVA, 
 - pincel fino, 
 - régua, 
 - um zíper de metal 
 - estilete
Comece a desmontar o livro, retirando as páginas. Use o estilete, mas, tomando o cuidado para não danificar a capa e nem a lombada ou dorso do livro.
Feito isso – ver imagem – corte os dois retalhos de pano para cobrir as capas. Como vê, deixe uma margem larga o suficiente para ‘embalar’ a capa dobrando para dentro. Cole-a na parte interna e espere secar. Tome cuidado para que o tecido fique bem esticado ou liso. Veja a sequência na imagem.
Com o fecho éclair no tamanho do contorno do livro – a depender do tamanho do livro – faça como na imagem acima e costure, ou cole, retalhos do mesmo tecido em suas bordas.
Corte duas tiras do tecido e costure, ou cole, no entorno do fecho éclair, observando para que fique bem rente e certinho para que tenha um bom acabamento final. A costura parece mais adequada para um bom acabamento e durabilidade.
Com as duas partes prontas – a capa e o fecho éclair – é hora de montar. Usando a cola, siga como na imagem acima e vá montando com cuidado evitando o excesso de cola. O ideal é que faça por partes, espere secar cada uma, pois, assim terá um controle melhor do processo e garantia de perfeição.

Depois de ter colado – e sacado – um lado, abra o fecho éclair e cole o outro.

Você pode fazer um acabamento interno, forrando com outro tecido – cetim ou seda – e deixando-a mais fofinha ainda. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga o nosso Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.