quinta-feira

Como fazer para limpar e preparar ossos para artesanato e bricolagem


Parece algo meio primitivo este lance de usar ossos para qualquer coisa, como foi largamente usado na história pelo homem como material para uma serie de funções, mas o consumo de produtos animais, em que pese às “ondas veganas ou vegetarianas”, o osso é um excelente produto e, que eu saiba, não se mata um animal apenas para usar-lhe os ossos, que hoje é um subproduto para rações animal e outros produtos.

Eu sou vegetariano, mas não faço restrições a alguns tipos de produtos animais. Recentemente fui a um açougue, por orientação do veterinário, para adquirir algum osso para o meu “rottwailer” que estava tendo problemas para comer ração. Logo, eu pensei em usar parte para fazer o cabo de um canivete cujo cabo de plástico quebrou – eu coleciono canivetes – daí o interesse no tema.

Então, se quer aprender como preparar ossos para utilizar na fabricação de algum produto de bricolagem, artesanato, bijuterias e outros, veja como é fácil.

Primeiro corte-os em tamanho menor para caber em uma panela, isso relativo ao que pretende fazer com ele ou ao uso que pretende dar, ferva-os por 30 minutos. Após isto tire os pedacinhos de gordura incrustados com uma boa faca amolada, escove-os com escova de dente no interior e com escova de roupas na parte externas com auxílio de sabão em pó. Feito isto coloque novamente na panela e ferva por mais 20 ou 30 minutos com água + água sanitária + desengordurante de cozinha. Tire-os da panela e vai notar que estão bem mais brancos e quase limpos. 

Em seguida lave-os em água corrente e coloque-os mergulhados em uma fórmula composta por 50% de água comum e peróxido de hidrogênio ou água oxigenada. O liquido deve cobrir completamente todas as peças e deixe pernoitar ou por um prazo de 24 horas.

Tire os ossos um de cada vez usando pinças, um alicate serve. Deixe a solução branqueadora escorrer. Descarte a solução e deixe que os ossos fiquem ao ar livre até que estejam completamente secos e sem cheiro. Depois de terem secado, os ossos estão prontos para uso.

Obs.: 1 - Como viu acima, você pode usar a “serra de arco”, comumente chamada “serra de ferro”, para fazer os cortes necessários, ela é mais leve e eficiente no corte finos em materiais duros.

         2 - Use luvas de borracha ao manusear os ossos, peças e a solução de água branqueadora.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.