quinta-feira

Como fazer para limpar e preparar ossos para artesanato e bricolagem


Parece algo meio primitivo este lance de usar ossos para qualquer coisa, como foi largamente usado na história pelo homem como material para uma serie de funções, mas o consumo de produtos animais, em que pese às “ondas veganas ou vegetarianas”, o osso é um excelente produto e, que eu saiba, não se mata um animal apenas para usar-lhe os ossos, que hoje é um subproduto para rações animal e outros produtos.

Eu sou vegetariano, mas não faço restrições a alguns tipos de produtos animais. Recentemente fui a um açougue, por orientação do veterinário, para adquirir algum osso para o meu “rottwailer” que estava tendo problemas para comer ração. Logo, eu pensei em usar parte para fazer o cabo de um canivete cujo cabo de plástico quebrou – eu coleciono canivetes – daí o interesse no tema.

Então, se quer aprender como preparar ossos para utilizar na fabricação de algum produto de bricolagem, artesanato, bijuterias e outros, veja como é fácil.

Primeiro corte-os em tamanho menor para caber em uma panela, isso relativo ao que pretende fazer com ele ou ao uso que pretende dar, ferva-os por 30 minutos. Após isto tire os pedacinhos de gordura incrustados com uma boa faca amolada, escove-os com escova de dente no interior e com escova de roupas na parte externas com auxílio de sabão em pó. Feito isto coloque novamente na panela e ferva por mais 20 ou 30 minutos com água + água sanitária + desengordurante de cozinha. Tire-os da panela e vai notar que estão bem mais brancos e quase limpos. 

Em seguida lave-os em água corrente e coloque-os mergulhados em uma fórmula composta por 50% de água comum e peróxido de hidrogênio ou água oxigenada. O liquido deve cobrir completamente todas as peças e deixe pernoitar ou por um prazo de 24 horas.

Tire os ossos um de cada vez usando pinças, um alicate serve. Deixe a solução branqueadora escorrer. Descarte a solução e deixe que os ossos fiquem ao ar livre até que estejam completamente secos e sem cheiro. Depois de terem secado, os ossos estão prontos para uso.

Obs.: 1 - Como viu acima, você pode usar a “serra de arco”, comumente chamada “serra de ferro”, para fazer os cortes necessários, ela é mais leve e eficiente no corte finos em materiais duros.

         2 - Use luvas de borracha ao manusear os ossos, peças e a solução de água branqueadora.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

5 comentários:

  1. Tenho o que acho ser uma coluna de peixe
    Isso funciona com vários ossos ligados (coluna) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Provavelmente não, pois no processo de fervura que amolece a carne e nervos grudados nos ossos, isto pode provocar o deslocamento das ‘vértebras’ que são ligadas por tendões ou coisa do gênero.

      Desculpe-me por só responder agora

      Um abraço

      *

      Excluir
  2. Poxa bacana mesmo ..vai me ajudar a concluir minha adaga..eu coleciono todo tipo de armas brancas , só que ao contrário de muitos , eu é que fabrico .meu grupo no face é , armas mortais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando!

      Fico feliz em conhecer alguém “na área”. Eu coleciono facas e canivetes e, também, já andei me aventurando – estou fazendo no momento – na restauração de facas antigas compradas com cabos estragados e o osso é realmente uma excelente matéria prima para cabos.

      Estou, também, com alguns canivetes esperando por ‘cabos’ por restauração que farei com osso.

      Um abraço

      *

      Excluir
    2. Oi, Fernando!

      Estou voltando para pedir-lhe desculpas por só estar respondendo ao seu comentário agora.

      Um abraço

      *

      Excluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.