quinta-feira

Como fazer para usar com vantagens a água oxigenada nas tarefas da casa

Além de seu uso como desinfetante, como coadjuvante em tratamentos e uso de medicamentos ou de produtos relacionados aos cuidados com aparência e beleza, a água oxigenada ou peróxido de hidrogênio tem muitas outras utilidades e funções pouco conhecidas e que podem dar uma mãozinha no cotidiano da casa e das atividades domésticas.

Ela pode ser utilizada na substituição de produtos de higiene e limpeza com a grande vantagem de não apresentar a toxidade comum àqueles produtos convencionais, além de seu inegável benefício ao meio ambiente ao substituir estes produtos descartados na natureza.

Para esterilizar as tábuas de carne: Estas são um prato cheio para a proliferação de bactérias, e algumas delas sérias, e o mínimo que se deve fazer depois do uso é passar água quente depois de tê-la lavado normalmente, com água e sabão.

Uma boa ideia é manter duas tábuas, sendo uma para as verduras e outra para as carnes, mas, caso isso não aconteça, pelo menos evite cortar a carne crua e as verduras no mesmo momento e na mesma tábua, o potencial de contaminação é alto.

A limpeza e esterilização serão feitas se você derramar água oxigenada 3%, sobre ela no final, depois de lavada, misturada ou não com um pouco de vinagre. Se usar a tabua todos os dias, escolha uma frequência regular para promover esta esterilização com a água oxigenada.
 
Dando um trato no banheiro: O vaso sanitário é o “grande vilão” do banheiro, logo não dá para descuidar ou vacilar,como se diz, pois ele pode, inclusive, distribuir sua má influência por todo o recinto. 

Um jeito simples e eficiente, além de ecologicamente recomendável, é despejar uma xícara de água oxigenada 3% dentro do vaso e dar a descarga depois de meia hora. Dá para substituir, e muito bem, os demais produtos convencionais. 

Para remover manchas nas roupas em área das exilas: É um problema recorrente e praticamente inevitável e se não tratado chega a inviabilizar o uso da camisa ou blusa. Para resolver, misture uma parte de detergente líquido incolor com duas partes de água oxigenada. Coloque a mistura sobre a área afetada por cerca de uma hora e em seguida lave com água fria. Se a mancha não sair na primeira vez, repita o processo.

Para esterilizar as escovas de dente: A escova é um forte candidato a contaminação por bactérias, pois além do ambiente e da eventual proximidade com o vaso sanitário, após a escovação ela costuma reter resíduos de alimentos, nem sempre visíveis, e que podem se proliferar nos intervalos de uso, sobretudo durante à noite.

Para garantir sua limpeza, mergulhe-a em um copo com uma mistura feita com partes iguais de água e água oxigenada 3% por alguns minutos antes de guardá-las.

Obs.: Para esses usos, é necessária uma solução de 3% de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e 97% de água. Lembre-se de sempre manter a água oxigenada no recipiente de origem (um frasco opaco), pois ela vai perder a sua eficácia se tiver contato com a luz do sol.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações
 
*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.