domingo

Como fazer para melhorar a concentração no trabalho, segundo a Neurociência


O que não falta hoje é motivo para distrações, seja no trabalho ou em qualquer lugar, não é verdade? Tem gente, por exemplo, que não desgruda do celular, mesmo que tenha que soltá-lo em algum lugar é, com certeza, por perto, ao alcance da mão e, sobretudo do olho.

Logo, quem dança nisso tudo é a atenção, no caso, o desempenho no trabalho. Isso sem falar em outras distrações ‘normais’, sejam elas reais, visíveis no ambiente – coisas, colegas – bem como invisíveis, ou na cabeça, que nem sempre está onde deveria estar, de preferência exclusivamente, como é o caso da hora de execução de um trabalho. 

Algumas dicas abaixo podem dar uma força. Na concentração, é claro! 

   "Ouvir músicas conhecidas ajuda a segurar o foco. Saiba mais sobre essa e outras orientações simples da neurociência que podem te ajudar a ser menos dispersa.

Do excesso de informações ao design dos escritórios, a rotina profissional está cheia de obstáculos para a concentração. É injusto culpar apenas a tecnologia, o bode expiatório mais comum para justificar a distração. Usados com bom senso, recursos como apps e softwares podem ser grandes aliados para a produtividade.

O problema está no mau uso desses dispositivos, de acordo com Carla Tieppo, professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A neurocientista afirma que as pessoas desenvolveram uma relação de dependência com a tecnologia. "É prazeroso checar as redes sociais ou trocar mensagens pessoais pelo smartphone", diz ela. "Para muita gente, esse hábito se tornou irresistível, como um vício".

As distrações, no entanto, causam um enorme prejuízo de tempo e energia. A cada interrupção, demoramos cerca de 23 minutos para voltar à nossa tarefa original, segundo uma especialista ouvida pelo Wall Street Journal.

Como então manter o foco? Não há solução mágica. Segundo Carla, as distrações só são vencidas pelo esforço e pela autodisciplina. “É preciso se policiar diariamente”, afirma ela. Mesmo assim, a neurociência traz algumas orientações fáceis de implementar que podem ajudar os mais dispersos:
1. Divida sua jornada de trabalho em fatias
Segundo Carla, o cérebro humano consegue se fixar num único objeto durante 50 ou 60 minutos. Depois desse período, a atenção inevitavelmente se esvai.

A dica é trabalhar ininterruptamente durante esse bloco temporal, e então fazer um intervalo de cinco a 10 minutos para checar mensagens do celular, acessar redes sociais ou levantar para tomar um café.

“A pausa ajuda a descansar as áreas ativas no cérebro até então”, explica a professora. Após esse breve período de relaxamento, você estará pronta para outra sessão de trabalho.

Continue, aqui.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.