sexta-feira

Como fazer para acabar com a ferrugem em dobradiças e fechaduras

Mesmo que você não more em áreas não expostas à maresia, não é raro o surgimento de ferrugem nas peças metálicas em casa e/ou no trabalho, o que acaba por comprometer o seu desempenho e abreviar sua vida útil.

Nas dobradiças, por exemplo, não deixa de ser um transtorno razoável, com o seus rangidos desconfortáveis até quando começa a ‘pegar’ de vez. E nas fechaduras acaba por levar a emperramentos e dificuldades no funcionamento.

Uma saída preventiva – para dobradiças e fechaduras – é ‘olear’, periodicamente, com aquele óleo de ‘maquina de costura’, que já tem o biquinho facilitador, colocando devagar e comedidamente para que não escorra porta abaixo.

Se fizer isso com a frequência devida a tal ferrugem não vai dar o ‘ar da graça’, já que o óleo o mantém longe.

Uma ideia adicional para evitar a ferrugem, ou a sua volta depois de limpa, e pintar a peça, ou refazer a pintura, o que vai impedir a ferrugem.

Mas, se eles, o rangido das dobradiças e o emperramento das fechaduras, já estiverem instalados, a saída é ‘dar uma geral’.

Vejamos.

Uma fórmula feita por você mesmo, vai dar conta do recado.

Pegue algumas colheres de bicarbonato de sódio – a quantidade vai defender do tamanho da peça que vai limpar, desenferrujar – e misture com suco de limão até formar uma pasta. Usando um pincel, passe a pasta sobre a superfície ou área enferrujada. Deixe agir por alguns minutos e limpe sem seguida usando um retalho de pano velho.

A depender da área afetada, você terá que refazer o processo várias vezes.

Como deu para perceber, esta fórmula não atende a fechaduras, pelo menos na parte interna, já que não pode nem passar e nem retirar depois. A saída é ‘olear’ com frequência, o que por si só já dá um trato na ferrugem interna e faz com que ela volte a funcionar normalmente.

É isso! Como pode ver, o melhor mesmo é a prevenção!

     Obs. Esta fórmula serve para todo tipo de ferramentas ou metais atacados por ferrugem.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.