sexta-feira

Como fazer a pintura com cal natural e obter efeitos mais rústicos


A cal é uma ‘tinta’ bem natural, ou seja, passou por processos semi-artesanais em sua fabricação, pelo menos tradicionalmente, e que sempre foi largamente utilizada por todo parte, sobretudo, antes do advento das novas tecnologias e suas tintas mais elaboradas de todo tipo e texturas.

Mas, a pintura a cal promete dar um ar diferenciado ao ambiente com certa rusticidade, que é o seu diferencial.

Você mesmo pode fazer a sua pintura sem grandes problemas.

Veja um passo a passo simples no texto abaixo.

A tinta caiada é uma mistura de cal, água, cola à base d’água e corante, caso queria, é claro! E não existe uma formula única e precisa para a mistura, fica a critério de seus experimentos e criatividade, mas está é uma ‘fórmula básica:

– A mistura é de 1 kg de cal industrializada com 3 litros de água. Deve ser aplicada no sentido horizontal, utilizando-se uma broxa.

– Para cada 10 litros de uma mistura de cal com água, adicione um litro de cola branca, um copo de óleo de linhaça, ½ copo de sal de cozinha e pigmento.

Embora possa ser aplicada em paredes comuns, normais, caso queira um efeito mais rústico, não precisa se preocupar com a preparação previa da parede de forma usual.

Como não tem um solvente convencional, exceto a própria água, e caso queira dar-lhe uma tonalidade específica, pode utilizar corantes naturais, tipo pó de carvão para obter os vários tons de cinza, ou páprica para visuais mais terrosos, mas nada disso impede que busque outros corantes mais simples encontrados no mercado. Pegue informações com o vendedor.

Na aplicação vai perceber que o resultado imediato não é tão homogêneo assim, principalmente se usar cores, mas o efeito melhora e fica mais homogêneo à medida que aplique mais demãos. A não ser que prefira o aspecto rústico meio manchado, mesmo, quando deve ficar apenas nas primeiras duas demãos. Observe e escolha o que achar melhor.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.