sexta-feira

Como fazer para comprar um lote com segurança e tranqüilidade

É um negócio, relativamente, comum, trivial até, isto em função de representar um investimento seguro, de fácil manutenção e que pode esperar pelo seu empreendimento/construção ou por tornar-se um bom patrimônio a ser negociado com tranqüilidade.

Mas, para isso, alguns procedimentos e cuidados devem ser observados na hora da compra para evitar aborrecimentos futuros.

Um ponto de partida é ‘dar uma olhada’ na empresa que está negociando. Faça uma visitinha ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis Creci – checando assim seu histórico, referências sobre loteamentos anteriores, e, se possível, faça uma vista a um deles.

Outro ponto importante é verificar os serviços essenciais que estão previsto para a área, que tipo de administração vai ter, bem como se é um loteamento aberto ou fechado.

É recomendável uma visitinha prévia ao loteamento para conferir a infraestrutura oferecida, tipo das ruas, a iluminação, a segurança, bem com a demarcação dos lotes.

Em um exame mais acurado da documentação vai conferir se está localizado em área de proteção ambiental ou próximo a mananciais, o que pede atestar seu caráter irregular.

Confira o aspecto legal do empreendimento. O registro de imóvel, licenças, aprovação do projeto, bem como dar uma olhada nos prestadores de serviços públicos, tipo água, energia.

Existe um “selo de regularidade de aprovação” que garante a regularidade do empreendimento, que deve conferir no órgão competente, a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano – AELO –, na cidade do empreendimento.

Verifique o sistema de financiamento, aquele órgão/empresa que financia o parcelamento, bem como a documentação exigida. É onde vai conferir se o ‘negocio’ tem, mesmo, futuro.

Ao dar o sinal de pagamento, faça-o em cheque nominal e exija um recibo e um contrato que descreva, com detalhes, o empreendimento. Um fator fundamental é conferir, na hora, a matrícula individual do lote que está em via de adquirir, o que vai atestar se não se trata de ocupação irregular.

Uma pista importante são os preços. Desconfie de preços muito baixos, o que pode estar camuflando a sua verdadeira natureza legal.

Com informações de revista de imóveis

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.