terça-feira

Como fazer para lavar melhor as suas roupas com algumas regrinhas básicas


Falar em dicas para lavar roupas parece até fora de propósito, não é verdade? Já que é uma tarefazinha que fazemos desde sempre e, olhando de fora, sabemos tudo que tinha que saber para dar conta do recado.

É o que muita gente pensa, mas, sempre tem um jatinho de fazer melhor conseguindo mais eficiência – tempo e qualidade – e melhores resultados, bem como a preservação das nossas roupas por bem mais tempo.

Senão vejamos:

   - Regra básica. Não misture roupas de natureza e uso diferente na mesma ‘baciada’... Vulgo, máquina.

   - Panos de prato ou de limpeza não devem ser misturados com peças de uso pessoal, as roupas. Em princípio por uma questão de higiene e depois pelo seu estado de ‘sujidade’, mas, sobretudo porque aqueles de limpeza trazem em si vestígios de materiais de limpeza pesada e que, com certeza, irão afetar ou danificar, suas roupas.

   - Não misture roupas muito sujas com roupas mais leves, mais limpas, tipo roupas de crianças. Quem tem sabe que o estado das roupas vai de levemente até bem suja. Logo você deve lavá-las separadas, já que umas, a depender do tipo de sujeira, pode afetar as peças mais limpas. Esta regra vale para todo tipo de roupas.

   - Esta regrinha, agora, parece tão clara, que é não misturar roupas brancas com aquelas de cor. É que existem roupas coloridas que, segundo a etiqueta, não soltam tinta, mas, é bom não confiar, sobretudo quando elas têm tempos diferentes para ficar de molho, por exemplo. As de cor por alguns minutos e as brancas podem ser deixadas de um dia para o outro. Observando esta regrinha básica não se corre o risco de perder roupas por ficarem manchadas.

   - Não deixar roupas de cor de molho pro muito tempo – só alguns minutos – mesmo que a “ficha’ dela diga o contrário, ela pode desbotar sim, mesmo que levemente, o que vai deixá-la com o aspecto de roupa velha. Bem diferente daquelas que você já compra assim, desbotadas.

   - Um detalhe importante é a quantidade de sabão. É mito a idéia de que “quanto mais, melhor”, quando o caso é o sabão. Quando demais, vai dificultar e dar mais trabalho para tirar. O melhor é seguir as especificações que vêm com a máquina.

Quanto a deixar de molho em baldes e bacias, é diluir, mexendo com a mão, até formar espuma, quando vai perceber a melhor quantidade em cada caso.

Como vê, apesar de ser uma tarefa tão antiga como esta a gente sempre pode dar um trato e melhorar, não é verdade?

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.