terça-feira

Como fazer para revestir de madeira uma escada de concreto

A idéia visa não só conseguir algum ‘conforto na pisada’, mas, também, um adicional estético à escada, já que a madeira trás em si mesma esta ‘qualidade estética’.

O ideal é que escolha uma madeira mais escura, dura – veja na madeireira – o que vai garantir mais durabilidade e um visual melhor. A depender de seu gosto, é claro!

Observe se a superfície está regularizada e se os degraus têm a mesma altura. Em caso negativo, faça um contrapiso, ou um revestimento nivelador e que iguale a superfície. A nova camada de cimento pode corrigir pequenas diferenças.

Se for o caso, o ajuste no nivelamento, é necessário aguardar cerca de 30 dias pela secagem definitiva do cimento, Só então se assenta a madeira maciça, quando vai precisar de cola e parafusos.

Os parafusos – dê uma olhada na imagem – têm que se proporcionais á espessura da tábua para que garanta a firmeza necessária.

As pranchas devem vir na medida exata – para um acabamento perfeito. A régua, ou a prancha do revestimento, pode ultrapassar em 1 cm a pisada, como pode ver na imagem acima.

Fure o contrapiso – observando a posição na imagem – com broca de vídea (para concreto) em quatro pontos, insira as buchas e faça os furos correspondentes na madeira com a broca específica.

Aplique cola PU – adequada para pisos de madeira – na superfície, apóie a tábua e parafuse, observando que as cabeças dos parafusos devem ficar pelo menos 1 cm rebaixadas, o que vai servir para o acabamento final.

Terminado o assentamento das tábuas, faça cavilhas com o mesmo material das tábuas, mesma madeira, na medida exata dos furos dos parafusos e cole-as.

Se necessário use um pouco de lixa para nivelar precisamente e escondê-las para dar o retoque final.

Daí, faça o acabamento, revestimento, que achar mais conveniente, ou deixe assim, “in natura”.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.