domingo

Como fazer para conservar os seus móveis e mantê-los sempre bonitos

móvel é um conceito que, mesmo hoje, herdou a fama de seus predecessores, que é o de durabilidade. Tanto é que não raro ficavam de herança. Situação esta que mudou significativamente, sobretudo em função do material em que são construídas as versões com materiais mais ‘modernos’.

Se no passado a madeira maciça era a regra, não podemos nem dizer que hoje seja mesmo exceção, já que quase tudo é de madeira, entre aspas, ou processada industrialmente.

É o que conhecemos como compensado, aglomerado, MDF, fórmica, laca, e por aí vai. Logo, o trato, o cuidado, com eles é diferente, inclusive entre si. Não para deixar de herança, mas para poder usá-los com mais tranquilidade e por mais tempo.

Mas, tanto em um como outro caso, algumas medidas e/ou cuidados, se tomados com certa regularidade, garantem a conservação, durabilidade e assim evita a necessidade de corrigir ou consertar eventuais problemas que possam surgir, bem como ter que trocá-los prematuramente.

Então vamos a algumas regrinhas básicas que, a bem da verdade, valem para todos eles:

Em primeiro lugar, móveis não podem ficar expostos ao sol, o que vai fazer a madeira ficar manchada – vale para os moveis de madeira maciça, quanto às manchas – e as lâminas podem descolar. Use cortina com black-out.

Não arraste. Se for preciso trocá-lo de lugar, esvazie-o totalmente e puxe-o pela base ou em local bem próximo a ela. Coloque sobre um pedaço de tecido grosso, tipo um tapete velho, o que ajuda o deslocamento sem comprometimento do móvel e mesmo do piso. Uma medida importante é “calçar” os móveis – use disquinhos de... para que possam ser movidos com mais facilidade e sem traumas.

Observe sempre uma razoável distância entre o seu móvel e a água/umidade, já que o mofo, bolor, e nos casos de não serem de madeira maciça, a água pode levar a um inchaço e desintegração, logo, perda irreparável. Por isso, “todo cuidado com a água é pouco”, como se diz.

Logo, não molhe nem exponha o móvel à umidade ou ao calor. Mesmo para tirar a poeira, aposte sempre no pano macio e seco ou, se necessário, mesmo, no máximo levemente umedecido com água.

Evite objetos pontiagudos sobre a sua superfície. Habitue-se a colocar – colar – “rodinhas” (sapatinhos) de feltro sob as peças que costuma deixar ou usar sobre eles, sobretudo àquelas mais pesadas, para se prevenir contra arranhões.

Mantenha-os sempre nivelados – use corretivos – calço – no lado com problema – o que vai garantir a sua “saúde”, bem como evitar que o desnivelamento possa impedir o bom funcionamento de portas e gavetas.

Faça uma vistoria periódica nos parafusos. Mantê-los sempre apertados e no lugar... O seu móvel agradece.

Na limpeza sempre prefira um pano macio em vez do tradicional espanador de penas. Embora o efeito visual no uso deste último pareça bom, a poeira pode se acumular em reentrâncias e emendas e deixar o seu móvel progressivamente com uma “cara feia”.

Evite subir sobre os assentos das cadeiras e bem como apoiar-se em duas pernas. Situações estas que podem fragilizá-las.

Se o seu móvel é de madeira, ou mesmo de laminado, uma ‘lustrada’ periódica – três a quatro vezes ao ano – com o óleo de peroba vai deixá-lo na só com a cara de novo e bonito, como vai dar um bom trato – hidratação na madeira, ou na lâmina de revestimento.

Entretanto se ele não é escuro o óleo de peroba pode provocar manchas – faça um teste em um ponto escondido – e, caso não seja compatível, pode usar a cera incolor pastosa com silicone (caso não sejam envernizados, pois podem se incompatíveis.

Para garantir o brilho e beleza no resto do tempo, use a velha conhecida flanela.

No caso de móveis envernizados cuja aparência esteja meio opaca, sem brilho, basta fazer uma mistura em partes iguais de terebentina e óleo de peroba. Depois com um pano macio molhado com esta mistura, esfregue bem a superfície do objeto.

Para puxadores, maçanetas e outros detalhes em metal, sejam eles de aço inox, banhos de cromo – informe-se na “certidão de nascimento” do móvel – aplique uma camada fina de cera polidora de carro e faça um polimento com pano seco, deixando-os todos brilhando e com caras de novos.

Concluindo, estas recomendações e/ou dicas, como viu, servem tanto para moveis de madeira maciça, mas, com atenção especial para aqueles aos quais nos referimos acima, bem mais frágeis e suscetíveis a sofrerem com eventuais maus tratos.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.