terça-feira

Como fazer para usar corretamente a lixa para madeira em seus trabalhos

A arte da marcenaria, como toda arte, tem lá suas regrinhas básicas que visam não só tornar o serviço mais previsível e seguro, bem como tornar mais fácil sua execução, e com a marcenaria não é diferente.

Algumas regrinhas estão aí pra facilitar “as coisas”. No caso a escolha da lixa adequada ao seu serviço, bem como melhor forma de utilizá-las para que tudo saia da melhor maneira possível e compense o seu esforço e expectativas.

Logo, escolher a lixa certa para cada trabalho é algo que deve ser feito com muita atenção. Algumas madeiras devem ser lixadas com lixas mais grossas do que outras.

Mas, independente do tipo de madeira, o ideal é que se comece com uma lixa mais grossa e, na sequência, ir reduzindo “a numeração” para se conseguir um acabamento perfeito.

No caso das 'madeiras nobres', como o mogno, marfim, cedro ou cerejeira, as madeiras maciças, teria como recomendação inicial se fazer a primeira ‘lixada’ com o recurso de uma lixadeira elétrica – disco ou fita –, ou com o uso de um toquinho de madeira envolvida pela lixa o que lhe dá mais firmeza.

É bom lembrar-se que o ‘lixamento’ deve ser feito sempre no sentido – a favor – dos veios da madeira, para que não risque e preserve sua beleza, o que pode ser importante no acabamento final.

O uso do “toquinho de madeira” facilita todo o processo.

Retomando a ideia inicial, o processo deve começar com a lixa de nº 80 e gradualmente mudando para os números 100, 150, 180, 220... E, a depender do caso, subindo na sequência até obter o acabamento desejado.

Se no processo surgir alguma imperfeição maior, tipo riscos mais profundos, volte todo processo e reinicie com o nº 80.

Para se certificar se já satisfatório, faça o teste passando um pedaço de estopa sobre a área e se ficarem muitos resíduos presos na madeira e sinal de que ‘ainda’ não está bom.

Um lembrete: ‘economizar’ no uso das lixas – insistindo e usar depois de muito gastas – pode não ser uma boa ideia, pois vai atrasar seu trabalho e pode até comprometer o resultado.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.