domingo

Como fazer o isolamento acústico e garantir silêncio e privacidade

É uma situação relativamente comum nos dias de hoje, já que vivemos, e moramos, a cada dia mais ‘amontoados’. Estatísticas ‘urbanas’ atestam uma crescente verticalização das cidades, mesmo não tão grandes assim, com a proliferação de prédios de apartamentos por todo lado.

Provavelmente em função do preço, mas, também, porque as pessoas, pelo visto, já não dão valor a espaços e coisas tipo quintal, plantas, hortas e jardins e nem mesmo o saudável convívio com vizinhos.
Leia: 
Como fazer uma pequena horta orgânica em casa ou no apartamento 
Como fazer para cultivar verduras e legumes saudáveis em seu apartamento
Situações estas que estão em nosso imaginário coletivo, haja vista que grande parte da população das cidades veio de alguma cidadezinha do interior, onde a ‘casa’, com tudo o que representava e trazia de bom, era o cenário principal em um contexto social e coletivo que vem se perdendo.

Um dos problemas que chegaram com as ‘novas moradias’ é o barulho, os ruídos de todo tipo produzidos por todos os lados por “vizinhos” tão próximos, bem como aqueles que você mesmo produz e partilha com todos.

Logo, nas linhas abaixo, vai conferir algumas dicas para atenuar o barulho destas novas moradias, tanto aqueles que faz, como os que recebe dos seus “vizinhos”. Aspas porque ‘ vizinhos’ neste novo contexto se resume hoje, apenas, a uma questão ‘geográfico/espacial’.

Vejamos:

      - Carpetes. Um piso acarpetado ‘garante’ um silêncio razoável aos vizinhos de baixo e até certa privacidade sobre as andanças e ruídos que produz em seu cotidiano. Os seus sons/ruídos. Mas, tem gente que não gosta deste tipo de piso, que não tem assim – como poderia dizer? – nenhum primor estético/decorativo.

     - O que não acontece com os tapetes. Que com muito bom gosto na escolha do tipo e padrão, não só é um grande fator de isolamento acústico, mas, também, de decoração e conforto. Isso além de proteger pisos tipo madeira, nas áreas de maior circulação e uso mais intensivo.

     - Ainda com relação aos seus ruídos (para os vizinhos de baixo) uma opção seria o uso de materiais como o piso vinílico e o emborrachado, que são ótimos na absorção de impactos e ruídos, além de possuírem alta durabilidade. Com ressalvas estéticas.

    - Cortinas fartas com forros/blackouts generosos que absorvem tanto os sons que vêem de fora, da rua, como – em menor dimensão – os sons ambientes.

    - As tapeçarias e/ou quadros grandes nas paredes são outros fatores que contribuem para o duplo isolamento acústico – tanto dos ‘seus’ sons como àqueles dos vizinhos – além, é claro, do bom fator decorativo.

Como vê, qualquer um destes recursos, sozinhos ou em conjunto, dão uma boa suavizada nos “barulhos”, tanto aqueles dos vizinhos como ‘os seus’, além de serem um bom recurso nos itens aconchego, conforto e decoração.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.