sábado

Como fazer uma geral em seus colchões e sofás e sumir com os ácaros

Parece que os tempos corridos de hoje, associado aos novos afazeres ‘pós-modernos’, tipo os 'selfies' e os 'wat zaps da vida’, vêm reduzindo significativamente o tempo hábil de muita gente para cuidar e dar conta de detalhes – que só parecem detalhes – bem significativos para a questão da saúde e qualidade de vida, logo, não custa dar uma olhada no texto abaixo e conferir uma destas “negligências triviais”.

Vejamos! O velho hábito é de só mexer no colchão, ou até no sofá, quando vai trocar, o que é um grande equívoco, sobretudo se ele, o sofá, for de tecido. Quanto ao colchão, a falta de limpeza adequada explica os problemas alérgicos e gripes constantes, as tosses à noite e o velho nariz entupido sem motivos aparentes. São os “zilhões” de ácaros que fazem a festa em seu colchão e sistema respiratório.

Como o velho aliado do passado nessa luta contra os ácaros não está mais disponível para a maioria das pessoas, o sol, já que uma grande parte mora em apartamentos, o novo grande aliado, agora, é o aspirador de pó.

Claro, se tem a possibilidade de usar o sol, não tem melhor, ou mesmo case os dois recursos, aspirador de pó e sol, e vai ter o colchão mais higienizado da paróquia. Primeiro faça uma aspiração sistemática, radical, sobretudo nas costuras, viés e “cantos”, e depois coloque, em lados alternados no sol do meio do dia.

Leia também:
- Como fazer para cuidar e conservar melhor o seu colchão 
- Como fazer para lavar e garantira higiene e limpeza de seus travesseiros
- Como fazer limpeza e manter higiene do seu colchão
Se o sofá é de tecido, tipo: chenille, jacquard, suede, sarja, linho, veludo e camurça, a saída é a aspiração radical, como nos colchões, observando todos os escondidos e cantos, e se possível o recurso ao sol, sobretudo as almofadas e partes móveis. Claro que o tempo não deve ser muito prolongado para não perder ou desbotar a cor.

Se o seu sofá é de couro ou de tecido sintético proceda a aspiração criteriosa, e no de couro, em todas as reentrâncias e “cantos”, sobretudo, e no de tecido dê uma geral, mesmo. Não convém usar o velho pano molhado para fazer uma limpeza, pois qualquer resto de água que ficar pode, ao secar, provocar manchas e ressecamentos que podem exigir novos procedimentos para recuperar. No de couro, use o produto específico recomendado para a limpeza e/ou hidratação.
Ácaro
A limpeza pode ser feita de forma caseira, mas pode não atingir a máxima eficácia da higienização. Muitas vezes a utilização de produtos inadequados pode prejudicar o tecido do sofá.

Quanto à periodicidade para voltar a refazer o processo de limpeza, como os ácaros têm um ciclo de vida de até noventa dias, de três em três meses é um bom intervalo.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.