quarta-feira

Como fazer uma capa e dar uma cara nova ao sofá

Não chega a ser lá estas facilidades todas, já que nem todo mundo tem habilidades no uso da máquina de costura, mas, se seguir o passo a passo com atenção e cuidado, não tem erro.

Faça antes os moldes – cortes – em papel, jornal, por exemplo, para que possa corrigir algum eventual erro sem comprometer o tecido. Refaça as medidas com cuidado antes de partir para o corte definitivo no tecido.

Veja também:
- Como fazer capas de tecido para suas cadeiras 
- Como fazer um belo e criativo edredom à mão 
- Como fazer um avental usando uma calca jeans velha 
- Como fazer para resolver todos os problemas com os zíperes 
- Como fazer um belo tapete de tranças para o seu banheiro
Outra ideia é cortar um protótipo em um lençol velho, ou mesmo em um tecido bem barato, para conferir se tudo sai nas medidas, daí é só partir para o tecido definitivo.

Vai precisar de:
- Máquina de costura, 
- Trena, lápis, 
- Tesoura grande amolada, 
- Tecido – sarja peletizada, de preferência, 
- Zíper (opcional), 
- Jornais.
Prefira sarja peletizada, que não encolhe (ou dê um banho prévio em tecido de algodão – veja o que tem que comprar a mais com o vendedor na loja de tecidos); para cobrir um sofá de três lugares com almofadas fixas, use 12 m de tecido, com cerca de 1,60 m de largura; para dois lugares, use 10 m.

Meça a área de assentos, do encosto, dos braços e das costas.

Corte o tecido de acordo com as medidas, deixando 2 cm a mais de cada lado para a costura; no encontro do assento com o encosto, deixe 3 cm.

Leve cada parte do tecido até o sofá e apare as sobras; nas áreas irregulares, para mais segurança ainda, é que você não deve deixar de usar o molde de papel para cortar o tecido.

Costure o assento com o encosto; depois, os braços e plaquetas (parte de frente do braço do sofá); o tecido das costas deve ter 4 cm a mais para a aplicação de um zíper opcional no meio do tecido.

Costure as costas da capa, com a abertura do zíper apontando para baixo; coloque a capa sobre o sofá e risque a barra com lápis; corte o tecido, mantendo 4 cm a mais; para fazer a barra, dobre o tecido e costure-o.

Você pode, ainda, a título de segurança, ir ‘vestindo’ o sofá parcialmente com as peças que vai montando, que é a oportunidade para fazer algum eventual ajuste.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.