Encastelado em seu sucesso ‘ícone’ na administração
da própria, nos faz concluir que dar uma olhada em suas recomendações pode
significar mais do que um mero ato de curiosidade, já que pode levá-lo à reflexão
e assim descobrir/adicionar ‘alguma coisa’ ao trato que dá em sua própria carreira
profissional.
Confira!
Pelo visto, ele sabia sobre o que estava falando, ou
sugerindo, pois, como disse, ‘cacife’ para isso ele tinha de sobra, não é verdade?
“10 lições de Steve Jobs para ajudar na sua carreira
1. Ame o que faz
Jobs era
cercado de coisas que ele amava: sua empresa, seus produtos e até as pessoas
com que trabalhava. Claro que ele se tornou um bilionário ao longo do tempo (e
como não amar isso?), porém, a questão é ter insistido em uma paixão.
“Nós todos
temos maus empregos, seja por um ponto ou outro. Mas a grande questão que você
tem que se perguntar é: estou no trabalho certo? Eu encontrei o que quero fazer
para o resto de minha vida? É esse o grupo de pessoas com quem quero
trabalhar?”, questionou o autor da publicação, Eric Jackson. “Se predominarem
as respostas negativas, tenha coragem de fazer uma mudança o mais rápido
possível. A vida não dura para sempre, como nós mesmo vimos com Jobs. Comece a
construir seu caminho agora”.
2. Não tolere palhaços ao seu redor
Durante sua
vida, Steve tinha um senso detector de palhaços. Ele não deixava pessoas desse
tipo se proliferarem em suas empresas. Por que? Steve acreditava que pessoas
que faziam piadas sobre tudo, não levavam nada a sério e até passavam do
limite: não conseguiam tomar decisões que não fossem “de palhaços”. “Palhaços
contratam palhaços. Não deixe que eles se enraízem em torno de você”.
3. Você não pode fazer tudo sozinho
Entre a
primeira e segunda vez que Jobs comandou a Apple, ele se tornou um chefe muito
melhor. Ele aprendeu que não dá para carregar tudo nas costas, inclusive em sua
carreira. Você precisa de pessoas talentosas e inspiradoras. O mais importante:
elas devem ter a oportunidade de ter sucesso por conta própria, não ser apenas
seu fantoche.
“Você deve
aprender a ser um grande líder e gestor de pessoas, se quiser ver suas ideias e
trabalho tendo impacto sobre o mundo”, resume Jackson.
4. Se você quiser vender algo, se coloque no lugar do comprador
A Apple era
especial para Steve, e não porque ela proporcionava muito dinheiro, mas porque
ela era do jeito que ele amava. Seus produtos sempre foram os melhores que ele
poderia imaginar, e não é à toa que muitas pessoas pensam igual. Isso não vem
apenas do marketing da empresa, mas porque o consumidor se identifica e gosta
do produto. Como Jobs, acredite no seu produto ou serviço, tente se apaixonar
por eles. Se você não conseguir, reveja se eles são bons para seu público.
5. Seja o melhor de sua área, mas não seja tão inacessível
“Uma das
coisas que aprendi com Steve foi que ele produzia tecnologias tão
surpreendentes, que até seu custo valia a pena. Os produtos da Apple são caros
para muitas pessoas, mas quem compra, adora", disse a publicação. Um
iPhone, por exemplo, é utilizada tanto pela classe média, quanto pela classe
alta. O diferencial da Apple não é exclusividade, mas sim a experiência do
consumidor.
6. Se você não vence a competição no jogo, mude as regras
Quem iria
trocar o mp3 e músicas grátis por um iPod que obrigava seus usuários a pagarem
pelo que ouve? Os smartphones tinham teclados físicos, como do BlackBerry, Palm
Treo e até o Android, do Google. Mas, a Apple lançou algo totalmente diferente
com a tecnologia touch. Jobs revolucionou mercados que ninguém acreditava que
poderia liderar, passando por gigantes como Samsung, Dell e Google.
A maior
lição disso é que não há jogo que você não possa vencer, basta pensar diferente
e mudar as regras do tabuleiro.
7. Não brinque com sua saúde
Além das
lições de liderança, criatividade e de negócios, é impossível não falar sobre
as lições que Jobs pode ensinar sobre saúde. “É ótimo celebrar o que Jobs fez
em sua vida e aprender com ele, mas o fato é que ele não está mais aqui. E ele
provavelmente ainda estaria se tivesse tratado agressivamente seu câncer, como
seus médicos sugeriram quando descobriram a doença. Em vez disso,
Steve utilizou um monte de terapias naturopáticas que não eram eficazes”.
Quando ele
finalmente seguiu os conselhos médicos, muito tempo já tinha se passado para
salvá-lo. Cuidar da mente é importante, mas ter saúde para seguir em frente é
essencial.
8. Não se acomode com o sucesso
A Apple
demorou 10 anos para liderar as vendas de celular. E, uma vez que chegou ao
topo, muitos achavam que Jobs e os executivos da Apple poderiam descansar e
aproveitar sua fortuna e sucesso profissional. A Apple não fez nada disso. Pelo
contrário, continuou trabalhando duro visando conquistar outros mercados.
9. Não tenha apenas um embrulho, mas também uma apresentação
Steve Jobs foi quase mítico quando o assunto era a
apresentação de um produto. Críticos da Apple não gostavam disso, pois alegavam
que Jobs lançava uma espécie de feitiço sobre as pessoas. Mas, em vez de apenas
criticar, por que não aprender com ele? Uma boa apresentação causa ótimas
impressões. Invista nisso em sua empresa ou carreira.
10. Você faz um trabalho que se orgulharia em mostrar a seus amigos e familiares?
Lembra-se da
primeira lição de Jobs? Além da paixão, você também precisa ter orgulho do que
faz. Uma das máximas da Apple é testar seus funcionários sobre seu trabalho:
você se orgulha do que está fazendo? Falaria bem dele para seus colegas e
familiares?
Essa é uma
ótima maneira de motivar seus subordinados, pois seu foco muda da empresa para
o trabalho do funcionário. Será que o problema não pode vir de você? Isso serve
tanto para a vida pessoal quanto profissional. Afinal, ao chegar em casa, você
se orgulha do que fez ao longo do dia?”.
E aí, dá ‘pra
levar’ alguma coisa, alguma ideia?
Em InfoMoney
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