sábado

Como fazer para aumentar a conservação e durabilidade de suas roupas e acessórios

Muito já se falou, e escreveu, sobre roupas, ou melhor, como tratá-las de forma adequada para que possamos tê-las por mais tempo e em bom estado, entretanto, umas informaçõezinhas nunca são demais.

Informações estas que vão além daquele período de moda/uso, já que boa parte delas veio para ficar, mesmo, independente das ondas dos estilistas e especialistas da área.

É o bom é que estejam sempre em bom estado e prontas para uso. É o que vai conferir nos itens abaixo, não só para roupas especificamente, mas para acessórios e outros itens do vestir/usar no cotidiano.
- Dobre seus suéteres:
Essas peças e outras malhas não devem ser penduradas, porque isso as deixará mais largas e sem forma. Ao invés disso, dobre-as e guarde-as em gavetas para que o caimento permaneça perfeito.
- Mantenha suas peças de couro com cara nova:
Guarde essas peças em ambientes frescos e secos. Limpe-as apenas com produtos específicos, para que o material não manche e nem estrague.
- Cuide de suas bolsas:
Prolongue a vida útil de suas bolsas! Passe um spray que proteja o material de que é feita, para que não sofra tanto com o uso diário. Carregue sempre uns lencinhos para limpar prontamente as manchas e guarde-as em saquinhos — ou, até mesmo, em fronhas — quando não estiver usando-as.
- Evite que seus acessórios fiquem manchados:
Muitas peças de bijuteria ficam escurecidas ou manchadas conforme o uso. Para evitar que isso aconteça, passe uma camada de esmalte incolor ou tinta em spray. Isso formará uma película protetora ao redor da peça!
Leia também: 
 - Como fazer para cuidar e conservar melhor os seus sapatos de couro 
 - Como fazer para identificar, mesmo, uma roupa a ser descartada 
 - Como fazer para passar ferro em suas roupas com mais rapidez e eficiência 
 - Como fazer para eliminar problemas inesperados na hora de lavar as roupas
- Mantenha os brancos sempre brancos:
Lembre-se de sempre remover as manchas causadas em tecidos brancos assim que acontecerem. Lave as peças sempre com peças da mesma cor, use a água na temperatura mais quente permitida por aquele tecido e lave-as sempre após um único uso.
- Remova manchinhas de óleo:
Se você derrubar o molho de sua salada ou, até mesmo, um óleo corporal nas ruas roupas, não se desespere! Cubra a mancha com amido de milho e deixe descansar por 30 minutos. Depois, passe um removedor de manchas, aplique um pouco de detergente e use água quente (cuidado para que a temperatura não seja maior do limite do tecido). Só não coloque a peça na secadora, isso fará com que a mancha fique lá para sempre.
- Dobre seu jeans:
Pendurar suas calças jeans só faz com que fiquem mais largas. Para que continuem “caindo como uma luva”, dobre-as e guarde-as na gaveta. Aproveite todo o espaço extra que você acabou de criar no seu armário!
- Mantenha seus tênis brancos sempre brancos:
Os tênis brancos entraram em nossos armários com toda a força e não sairão tão cedo. Eles combinam tanto com looks athleisure, quanto com produções mais femininas. Para mantê-los sempre novos, veja o produto de limpeza mais indicado para aquele tipo de tecido e pare de achar que suas únicas opções são lavar na máquina ou passar álcool. Couro e camurça — para dizer apenas dois — possuem produtos específicos que são vendidos em lojas de calçados.
- Use saquinhos para lavar seu lingerie de renda:
Se você tem preguiça de lavar suas peças íntimas de renda à mão — nós te entendemos! —, coloque-as em sacolinhas específicas antes de jogá-las na máquina de lavar. Essas wash bags permitem que as peças sejam limpas sem ter terem que entrar em contato com as outras peças, o que pode fazer com que estraguem.
- Seque naturalmente sua roupa de academia:
Para que suas peças esportivas fiquem sempre com o mesmo formato e caimento, não as coloque na secadora. Pendure-as e aguarde que sequem naturalmente.
- Coloque enchimento em seus sapatos:
Os sapatos de camurça e de couro podem perder sua forma ao longo do tempo e, para que isso não aconteça, coloque lencinhos ou panos dentro deles para dar suporte, assim como fazem nas lojas.
- Deixe suas peças de camurça à prova d’água:
Antes de usar suas novas botas de camurça, lembre-se de aplicar um protetor específico para aquele tecido. Isso vai ajudar que a peça não perca a cor nem fique manchada ou com marcas de água.
- Lave suas roupas pretas do avesso:
Lavar as peças pretas do avesso permite que a cor fique mais “viva” e que demore mais para desbotar.
- Tinja seu jeans preto:
Se você perceber que seu jeans preto está começando a ficar desbotado, tinja-o em lojas especializadas ou com produtos que podem ser usados em casa.
- Lave menos suas roupas:
Lavar sempre suas roupas faz com que elas percam a vivacidade das cores e o caimento. A maioria de suas peças podem ser usadas várias vezes antes. Descubra quantas vezes por semana cada peça precisa ser lavada e, dessa maneira, economize tempo e dinheiro.
- Limpe sua máquina de lavar roupas:
A sujeira e a tinta que ficam acumuladas em sua máquina podem fazer com que suas roupas tenham o aspecto de sujas. Lembre-se de lavar regularmente sua máquina para manter suas roupas mais bonitas.
- Invista em bons cabides:
Aposte em cabides firmes e de madeira para pendurar suas peças pesadas, como casacos de inverno para que não percam o caimento. Cabides finos e não escorregadios permitirão que suas outras peças fiquem sem partes amassadas.
- Não guarde suas roupas em sacolas:
Manter suas roupas em sacolas de pano, ou até mesmo naquelas sacolas plásticas que vêm depois de serem lavadas, é uma péssima ideia. Essas sacolas mantêm a umidade dentro delas, o que acaba deixando as peças amareladas e, às vezes, com mofo.

Com informações de estilo.abril

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.