quinta-feira

Como fazer para resolver problemas com o chapisco na parede


É uma atividade que pelo visto entrou meio em desuso, que é o de encarar alguns consertos ou minirreformas em casa. O recorrente mesmo para coisas simples e pequenas é buscar a mão de obra especializada.

Quanto a mim eu gosto de encarar os desafios que aparecem. Não, não é pela economia, é pelo simples prazer de encarar e resolver.

Recentemente, depois de ter uma minichuva dentro do quarto, vazando da laje, acho que um cara da empresa de internet andou quebrando uma telha quando veio instalar a dita cuja, optei por eu mesmo resolver.

Esperei só as chuvas pararem e dei um tempo para as telhas secarem, quando subi no telhado – pela primeira vez nesta praia – e dei conta do recado em pouco tempo, identifiquei e troquei a telha/calha quebrada. Simples assim.

Se a coisa parece meio complicada, é só fazer uma pesquisa e encarar.

Agora o desafio foi o de ‘consertar’ um pequeno pedaço do chapisco que ‘estufou’ e rompeu, exatamente no muro da frente da casa e como ele é meio colorido o ‘buraco’, embora pequeno, era gritante.
Veja como é simples. 
1 – Identifique as áreas afetadas e usando uma espátula reitere-as, 
2 – Com o uso do jato de água da mangueira retire todo o pó restante, 
3 – Faça um massa com 3 parte de areia própria, mais granulada – média ou grossa sem peneirar –1 parte de cimento e outra parte de cal, 
4 - Providencie um retalho de tela de metal ou mesmo de plástico, tipo uma peneira grossa, 
5 – Com uma colher de pedreiro vá jogando a massa através da tela – veja imagem acima – até preencher o ‘buraco’ e refazer o alinhamento com o resto da parede.
Daí é só esperar secar totalmente e refazer a pintura original. A depender da cor da parede, você pode dar uma demão base de cal, para incorporar melhor a cor original.
Obs. 
1 - Alguns itens necessários podem ser improvisados, já que provavelmente serão utilizados apenas uma vez e não vale à pena investir em uma peça original, tipo peneira de pedreiro, daí o improviso. 
Você conversa na casa de material de construção, onde pode conseguir um retalho de tela adequada. 
2 – A colher de pedreiro é um item que pode ser utilizado mais vezes e o seu preço é pequeno, a partir de 7 a 8 reais a mais simples, logo vale à pena comprar. 
3 – Tanto o cimento, a cal, como a areia grossa podem se encontrados e compradas em pequenas quantidades em casas de material de construção.
 4 – O rolo ideal para refazer a pintura seria um próprio para chapisco. Tecnicamente o textura alta com espuma tipo 23, ou melhor dizendo, aqueles de textura mais grossa. O que não impede que seja pintado com um rolo comum, embora com um pouco mais de trabalho para preencher os ‘vazios e reentrâncias’.
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.