domingo

Como fazer para tirar mancha de queimado em panelas de aço inox


As panelas de aço inox, assim como outros utensílios do mesmo material, vêm gradualmente aposentando aqueles de alumínio. A explicação seria maior durabilidade e até mesmo hipotéticas vantagens para a saúde, já que o alumínio que se desprende do utensílio durante o uso não seria nada saudável.

Entretanto o inox costuma ‘queimar’, ou seja, manchar de forma dura e difícil de limpar, tanto interna como externamente, chegando a um ponto que seria praticamente ‘inlimpável’, daí a necessidade de manter a limpeza sempre em dia.
Confira também: 
  - Como fazer para dominar truques de limpeza de ‘profissionais’ 
  - Como fazer para usar água oxigenada na higiene e limpeza da casa (e outros artigos sobre limpeza)
Vejamos um jeito simples.

Faça um mistura com bicarbonato de sódio dissolvido em álcool etílico, comum, até formar uma pasta. Utilizando um tecido macio, ou mesmo uma bucha comum, esfregue nas partes manchadas de forma suave, evitando movimentos circulares, o que levaria a manchar o metal, fazendo no sentido natural do veio do metal.

Feito isso, é só enxaguar e secar.

Manchas de água que aparecem quando são lavadas e não secas, o que não chega ser um problema, é só passar um pouco de álcool com um pano macio.

Para outros tipos de manchas, como de oxidação ou outro tipo de sujeira, use um mistura de amônia com água e esfregue na parte afetada, daí e só enxaguar.

Se a manchada é uma panela de alumínio, nada como o velho e eficiente Bombril, esfregado com o suporte de uma bucha comum.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.